Polícia esclarece assalto ao Condomínio Edifício Villa América

nd

ter, 08/08/2000 - 20h52 | Do Portal do Governo

Policiais do 78º Distrito Policial conseguiram esclarecer, em 10 dias, o assalto praticado por uma quadrilha, no dia 28 de julho, contra o Condomínio Edifício Villa América, na Alameda Franca, 660, nos Jardins, zona Sul da Capital. O grupo, composto por pelo menos 15 pessoas, conseguiu burlar o forte sistema de vigilância do condomínio, onde permaneceu por cerca de uma hora e meia, e promoveu um arrastão em 15 apartamentos, levando grande quantidade de dinheiro, jóias e outros pertences.

Os policiais prenderam Nelson Guedes de Paiva Júnior, de 35 anos, sargento da Polícia Militar, que também prestava serviços como segurança a um dos moradores do condomínio e, nessa condição, teria facilitado a entrada dos assaltantes ao edifício. O líder da quadrilha, que está sendo procurado, já foi identificado por moradores. Segundo a delegada Nair Silva de Castro Andrade, trata-se de José Nazareno Duarte Matos, de 39 anos, fugitivo do presídio de Mirandópolis.

No início, o trabalho de investigação foi dificultado porque os assaltantes também haviam levado todas as fitas do sistema interno de segurança. Mas a polícia já tinha elementos que levavam à convicção de que a ação se iniciara dentro do edifício. “A polícia passou, então, a analisar as anotações feitas pelo serviço de portaria sobre a entrada e saída de veículos”, explicou a delegada. E chegou a uma Ranger, que havia entrado no condomínio utilizando placas de um veículo de Goiânia. Foi a partir daí que as investigações apontaram para o sargento Nelson Guedes de Paiva Júnior. Naquele dia, ele foi ao condomínio, onde gozava da confiança dos seguranças, avisou que aguardava a chegada de um amigo dirigindo uma Ranger, e pediu que fosse liberada a sua entrada. O veículo permaneceu por cerca de oito minutos na garagem do condomínio, onde, segundo a delegada, foram desembarcados três integrantes da quadrilha, que mais tarde dominaram os seguranças e permitiram o acesso do restante do grupo. Antes disso, o sargento e o motorista da Ranger deixaram o edifício, passando pela portaria sem se despedir.

A delegada disse ainda que se encontra preso no 78º DP outro suspeito, de 29 anos, já condenado pela justiça. O nome, entretanto, só será revelado quando a polícia esclarecer definitivamente a participação dele no assalto.

“Este é um exemplo claro da eficiência da ação da polícia, que, utilizando métodos científicos e analíticos de investigação, conseguiu, em pouco tempo, esclarecer mais um caso que, à primeira vista, parecia ser de resolução complicada”, comentou o secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi.