Polícia de São Paulo desarticula quadrilha de roubos a caixas eletrônicos

Ação foi realizada em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais na madrugada deste sábado

sáb, 22/02/2014 - 17h53 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a Polícia de Minas Gerais, desarticulou na madrugada deste sábado, 22, uma quadrilha especializada em roubos a caixas eletrônicos. A ação foi realizada no município mineiro de Itamonte, na divisa entre os dois Estados, no momento em que os criminosos explodiam um caixa eletrônico dentro de uma agência bancária.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, a quadrilha é responsável por ao menos 20 ataques a caixas eletrônicos em São Paulo e em Minas. “A operação contou com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais e foi coordenada pelo Deic [Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo]”, afirmou o secretário.

photonews

Os criminosos estavam armados com fuzis, pistolas e portavam dinamites. De acordo com Grella, durante a ação nove criminosos morreram no tiroteio e quatro foram presos. “Todos os quatro possuem passagem pela polícia, e um deles era foragido”, afirmou. Três policiais civis foram feridos.

“A ação em Itamonte contou com 25 policiais civis de São Paulo, 20 de Minas, participação da Polícia Rodoviária Federal e apoio estratégico da Polícia Militar de São Paulo. É um excelente trabalho de integração entre as polícias no combate ao crime”, disse Grella. Foram apreendidos seis fuzis, pistolas, coletes a prova de bala e explosivos.

A quadrilha agia em cidades pequenas, com muitos criminosos fortemente armados, distribuídos em diversos veículos. “Era uma típica ação de cangaço, que se via com Lampião. Eles iam em cidades pequenas e faziam isto”, afirmou o delegado Ruy Ferraz Fontes, que coordenou a investigação.

O delegado descreveu a ação em Itamonte: “no momento em que eles foram atacar, nosso grupo já estava dentro da cidade. Quando foram abordar os criminosos, eles já haviam explodido um caixa. Nosso grupo foi fazer a intervenção para promover a prisão deles e foi recebido a tiros”, afirmou. Os policiais revidaram e conseguiram dominar os criminosos.

Do Portal do Governo do Estado