Polícia de Nova York conhecerá tecnologias da PM paulista

Grupo apresentará aos departamentos de polícia norte-americanos as tecnologias utilizadas pela corporação no combate ao crime

qua, 03/11/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Uma equipe composta por sete oficiais da Polícia Militar paulista embarcou na segunda-feira, 1º, para os Estados Unidos, onde apresentará aos departamentos de polícia norte-americanos as tecnologias utilizadas pela corporação no combate ao crime.

A comitiva é formada por quatro policiais do Centro de Processamento de Dados, um do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), um do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) e um do Centro de Comunicação Social.

Os PMs ficarão nos Estados Unidos até o dia 11. Segundo o major Marcel Lacerda Soffner, representante do Centro de Comunicação Social, “a ida ao país será importante para podermos trocar experiências com uma polícia importante como é a de Nova York”.

De São Paulo, os policiais desembarcaram primeiramente na cidade de San Jose, na Califórnia, onde visitarão os escritórios da Cisco, empresa especializada em telecomunicações. Em seguida, os policiais pretendem visitar alguns parceiros da empresa.

Já em Nova Iorque, a comitiva pretende assistir a um jogo no Yankee Stadium, palco dos jogos do time de beisebol da cidade. Segundo o major Ronaldo de Oliveira e Silva, do Centro de Processamento de Dados, eles pretendem acompanhar como é feito o monitoramento durante as partidas, para aperfeiçoar o sistema que irão utilizar na Copa do Mundo de 2014.

Depois, os PMs paulistas se encontrarão com policiais do Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD), para demonstrarem a utilização do Copom online (sistema que integra as chamadas recebidas com o banco de dados sobre criminosos e o posicionamento das viaturas) e do Fotocrim (banco de dados com fotos e características de criminosos e de ex-presidiários), além de também trocar informações sobre as tecnologias utilizadas pela polícia norte-americana.

Da Secretaria da Segurança Pública