Polícia Civil realiza primeiro treinamento em novo campus da Academia de Polícia

Campus também terá aulas de arqueologia forense

seg, 25/08/2008 - 16h17 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil realiza, no próximo dia 27, um primeiro treinamento no novo campus da Academia de Polícia Civil (Acadepol), localizado em Mogi das Cruzes, a 51 quilômetros da Capital, envolvendo o conselho da Polícia Civil. “A inauguração oficial deve ocorrer até o final deste ano”, afirmou o diretor da Acadepol, Tabajara Novazzi Pinto.

O terreno de 370 mil metros quadrados, que fica no bairro de Varinhas, pertencia a uma cooperativa agrícola que declarou falência e foi repassado à Polícia Civil pelo Governo do Estado. Agora, o espaço se tornou área de preservação ambiental permanente. “A mata que está ao redor é intocável, e cabe a nós da Academia preservá-la”, disse o delegado.

Para construir o Campus II foram investidos cerca de R$ 4 milhões. “No campus novo serão feitas atividades de treinamento que são inviáveis de serem realizadas no Campus I, localizado na Cidade Universitária. Foram construídos estandes para treinamento de tiros com armas pesadas. Além disso, os policiais terão aulas de abordagens a veículos e sobrevivência policial”, explicou Tabajara.

Existem ainda cenários para aulas de locais de crimes e aulas de arqueologia forense – estudo dos vestígios encontrados em locais de crimes que já estão profundamente danificados pela passagem do tempo e servem para documentar o local do crime com mais precisão. “Paralelo a isso, existe um projeto de construção de uma cidade cenográfica para prática de atividades policiais”, concluiu o delegado.

Danilo de Souza

Da Secretaria de Segurança Pública

C.M.