Polícia Civil lacra máquinas caça-níqueis em SP

Mais de mil máquinas foram lacradas na terça-feira, 17, em estabelecimentos comerciais

qua, 18/04/2007 - 16h25 | Do Portal do Governo

Mais de mil máquinas caça-níqueis foram lacradas na terça-feira, 17, em estabelecimentos comerciais da capital durante operação realizada por policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG).

A ação baseia-se na Lei 12.519/2007, que proíbe a instalação de máquinas caça-níquel, vídeo pôquer e vídeo bingo nos estabelecimentos comerciais.

O diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Aldo Galiano, divulgou o número de máquinas lacradas até às 16 horas da terça-feira. Ele explicou os objetivos da operação e o rumo das investigações. Segundo o delegado, só é possível intimar o comerciante a partir do momento que existir o laudo, que demora cerca de 40 dias para ser concluído. Assim, será instaurado o inquérito policial, em que o proprietário poderá ser autuado por crimes como jogos de azar, estelionato, crime contra a economia popular, formação de quadrilha e contrabando.

A operação já vinha sendo preparada há 90 dias, e o que mais interessa à Polícia, segundo Galiano, é o que irá acontecer após as máquinas terem sido lacradas.

“O que menos nos interessa é o comerciante, o importante é a lavagem de dinheiro, contrabando e disputa de pontos, que ainda não aconteceu em São Paulo. Esta é uma operação preventiva, e deve ser feita através do trabalho da inteligência policial”, afirmou.

Os números de máquinas lacradas não puderam ser maiores porque, segundo o delegado, cerca de 90% delas possuem liminares autorizando o seu funcionamento. Ao lacrar essas máquinas, os policiais seriam responsabilizados por abuso de autoridade.

O delegado disse ainda que, a partir de agora, a Polícia possui material suficiente para fazer o mapeamento das empresas atuantes neste mercado. “Não adianta apreender 10 máquinas quando nós podemos pegar uma empresa que está na ilegalidade e fechá-la”, explicou Galiano.

Em termos policiais, os resultados devem aparecer em aproximadamente 40 dias. Será realizada perícia e haverá instauração de inquérito para comprovar se as máquinas têm jogo de azar. As que estavam em operação foram desligadas e lacradas. Cerca de 110 policias do SIG estiveram envolvidos na operação.

Confira o número total de máquinas lacradas durante a operação até às 16h de hoje em cada delegacia seccional:

1ª Seccional – 191 máquinas

2ª Seccional – 81 máquinas

3ª Seccional – 132 máquinas

4ª Seccional – 57 máquinas

5ª Seccional – 188 máquinas

6ª Seccional – 298 máquinas

7ª Seccional – 54 máquinas

8ª Seccional – 156 máquinas

Total – 1.157 máquinas

Da Secretaria de Segurança Pública