Polícia Civil inaugura Núcleo Especial Criminal em Lins

Objetivo é agilizar a resolução de crimes de menor potencial ofensivo

qua, 07/04/2010 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Delegacia Seccional de Polícia de Lins, a 429 quilômetros da Capital, inaugurou, em meados de março, um projeto pioneiro no Estado de São Paulo: o Núcleo Especial Criminal (Necrim) – órgão que visa desafogar os trabalhos do Poder Judiciário e do Ministério Público, agilizando a resolução de crimes de menor potencial ofensivo.

O projeto, coordenado pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior 4 (Deinter-4), é pioneiro no Estado, e o prédio onde está instalado foi cedido pela prefeitura. A Delegacia Seccional de Polícia de Lins ficou responsável pelo fornecimento de mobiliário e equipamentos novos como computadores, aparelhos de ar condicionado, estações de trabalho, armários de aço e cadeiras.

De acordo com o delegado seccional João Valle da Silva Leme, o registro e condução dos termos circunstanciados relativos às infrações de menor potencial ofensivo serão conduzidos pelo delegado Orildo Nogueira e pelos escrivães Ismael Vieira de Deus e João Alessandro Ferreira de Brito.

Após o registro da ocorrência, o Necrim promoverá uma audiência de conciliação entre as partes. Em seguida, será lavrado um termo de conciliação, que será encaminhado ao Poder Judiciário. Com a medida, a Polícia Civil espera resolver com mais rapidez ocorrências como acidentes de trânsito, crimes ambientais, danos, ameaças, lesões corporais leves e culposas, injúria e difamação, entre outros.

Da Secretaria da Segurança Pública