Polícia Civil desativa na capital “central telefônica” utilizada para aplicar golpe

Criminosos simulavam atendimentos a clientes de instituições financeiras para obter dados sigilosos das vítimas

sex, 28/04/2023 - 10h24 | Do Portal do Governo

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de SP, desativaram uma central eletrônica utilizada por um grupo criminoso para simular atendimentos a clientes de instituições financeiras e aplicar golpes.

O esquema funcionava em um imóvel na zona norte da capital paulista e foi localizado durante a Operação Shark Return, deflagrada nesta quinta-feira (27) pela 1ª Delegacia DCCiber (Investigações sobre Fraudes Financeiras Praticadas por Meios Eletrônicos). Cinco pessoas suspeitas são investigadas. De acordo com a Polícia Civil, duas adolescentes também integram o grupo.

A descoberta foi feita enquanto a equipe cumpria 21 mandados de busca e apreensão. As ações aconteceram nos municípios de Birigui, no Interior; de Praia Grande e de Itanhaém, no Litoral; de Mairiporã, na Grande São Paulo; e na cidade de São Paulo.

Os alvos são integrantes de uma quadrilha que reproduz sites e páginas de atendimento ao correntista de organizações financeiras. O esquema simula atendimento aos clientes convencendo as vítimas a fornecer seus dados pessoais sigilosos. As informações são utilizadas para subtração de valores das contas.

A “central de golpes” localizada pela operação Shark Return, em um imóvel na rua Jotacá, no bairro Freguesia do Ó, contava com equipamentos e instalações idênticos a uma empresa de telemarketing, com computadores e fones de ouvido para atendimento de ligações. Os policiais recolheram 30 computadores, que serão analisados, além de quadros e cadernos, indicando a atividade criminosa atuante.

Os cinco adultos e dois adolescentes disseram que trabalhavam no local. A equipe da 1ª DCCiber apura, a partir dessa ação, os crimes de estelionato, furto mediante fraude e associação criminosa.