Polícia Civil de SP tem novos diretores em três departamentos

Secretaria de Segurança Pública apresenta novos coordenadores do Deic, DHPP e Dird

ter, 04/08/2009 - 19h20 | Do Portal do Governo

Três departamentos da Polícia Civil do Estado de São Paulo sofreram mudanças em suas diretorias. O Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e o Dirg (Departamento de Identificação e Registros Diversos) possuem novos coordenadores. A cerimônia de posse dos novos diretores ocorreu na tarde da última segunda-feira, 3, na sede do DHPP, localizado no bairro da Luz, Centro da Capital.

O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, participaram da solenidade. O ato foi iniciado com a leitura do termo de posse e compromisso pelo delegado Eduardo Gomes da Silva, da DGPad (Delegacia Geral de Polícia Adjunta). Depois, cada um dos novos diretores assinou o documento e falou um pouco sobre as expectativas no novo cargo.

O primeiro a discursar foi o delegado Gaetano Vergine, que assumiu a diretoria do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado). Antes, Vergine era o titular da Corregedoria Geral da Polícia Civil. Em 2007, ele já havia comandado o departamento, onde esteve à frente de importantes investigações, como a recuperação das obras do MASP (Museu de Arte de São Paulo) e da Pinacoteca. No Deic, o delegado prometeu muito trabalho e enfatizou que sua gestão determinará como foco os crimes contra o patrimônio.

O secretário Antonio Ferreira Pinto ressaltou que a escolha de Vergine para o comando do Deic foi pessoal com base no seu competente trabalho na Baixada Santista, quando trabalhou no DIG (Departamento de Investigações Gerais). De acordo com Ferreira Pinto, o delegado fará o trabalho do Deic ser mais respeitado.

Na sequência, Francisco Alberto de Souza Campos, novo diretor do Dird (Departamento de Identificação e Registros Diversos), e Marco Antônio Desgualdo, que estará à frente do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) fizeram seus discursos.

Campos falou sobre um projeto que pretende implementar: a identidade online. Antes dessa mudança, era ele o diretor do DHPP. Já o atual delegado do órgão, Marco Antônio Desgualdo, que dirigia o Deic, retorna ao departamento de homicídios. Ele se comprometeu a aumentar o número de esclarecimentos de crimes, com o lema de transformar a repressão em uma forma de prevenção. “Tenho muita consideração pelo Desgualdo. Ele fará do DHPP um dos melhores departamentos da polícia”, afirmou Ferreira Pinto. De acordo com Ferreira Pinto, as alterações nas diretorias são mudanças de rotina.

O delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, disse que está muito tranquilo com as novas diretorias. “O trabalho será bem desenvolvido, e a resposta dada em breve”, enfatizou. Neto citou que o DHPP vem resolvendo os casos. “Só que agora é preciso dar uma resposta direcionada ao criminoso”, disse.

Neto também esclareceu a importância do Dird no combate ao crime com a Divisão de Capturas, e ainda falou sobre o Deic. “O combate aos crimes contra o patrimônio será nosso foco”, disse ao fazer referência ao trabalho desenvolvido pelo departamento.

Da Secretaria de Segurança Pública