Polícia Civil de São Paulo recebe reforço de 295 novos policiais

Todas as regiões do estado vão ampliar o quadro efetivo

seg, 19/10/2015 - 17h40 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil  acaba de ganhar mais 295 novos escrivães e agentes policiais para reforçar o trabalho da Polícia Investigativa e Judiciária. A formatura aconteceu nesta segunda-feira (19) no Palácio dos Bandeirantes. O efetivo será realocado em todas as regiões do Estado.

Serão 109 escrivães, sendo 84 homens e 25 mulheres que passaram por três meses de aulas do Curso de Formação Técnico Profissional de Escrivão de Polícia e 186 agentes policiais, sendo 178 homens e 8 mulheres, que passaram por três meses no Curso de Formação Técnico Profissional de Agente de Polícia, na Academia da Polícia Civil. 

“Nós já nomeamos, já fizeram a Acadepol (Academia de Polícia) e a partir de amanhã já estarão nos seus postos de trabalho prestando importante serviço na Polícia Investigativa e Polícia Judiciária, que é a Polícia Civil. A boa notícia é que nós teremos ainda mais nomeações para a Polícia Civil e então teremos um grande reforço de recursos humanos para atender melhor a população”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O curso de formação de escrivães têm 24 disciplinas com carga horária total de 568 horas/aula. Entre as atividades estudadas estão criminalística, direito, armamento e tiro, Direitos Humanos, defesa pessoal e inteligência policial. Os agentes desta área serão responsáveis pelos inquéritos policiais e lavratura de boletins de ocorrência, autos de prisão ou apreensão, termos circunstanciados, mandados e ordens de serviço.

Já o curso de formação de agentes policiais têm 20 disciplinas com total de 516 horas/aula. O estudo aborda criminologia, defesa pessoal, inquérito policial, inteligência e investigação policial e gerenciamento de crise. Estes profissionais serão responsáveis por cumprir o expediente do departamento, entregar ou receber documentos no expediente da unidade, cumprir ordens de serviço, elaborar relatório, participar de atendimento e diligências quando designado, entre outras funções.

Ao fim do curso todos os alunos passam por estágio supervisionado, totalizando 120 horas para o curso de escrivão e 60 horas para o de agente, onde atuam diretamente nas unidades policiais.

A Capital receberá 106 policiais, a Grande São Paulo 46 e o Interior 143, totalizando 295 policiais civis.

Concursos em andamento
Estão em andamento três concursos públicos que irão preencher 2.301 vagas. A distribuição do efetivo ao Estado é feita após a formatura dos policiais. Serão contratados 129 delegados, 788 escrivães e 1.384 investigadores. Para a Polícia Militar, há 4.240 vagas para soldados e alunos-oficiais. Também serão preenchidas 996 vagas para a Polícia Técnico-Científica.

Do Portal do Governo do Estado