Polícia Científica divulga nota sobre o caso Isabella Nardoni

Para esclarecimento das circunstâncias foram necessários exames de diversas áreas da Criminalística e da Medicina Legal

dom, 13/04/2008 - 15h37 | Do Portal do Governo

A Polícia Científica, como responsável pela coordenação dos trabalhos do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, está encarregada de efetuar os exames periciais e emitir os laudos sobre a ocorrência policial em que figura como vítima a menina Isabella Nardoni. Para esclarecimento das circunstâncias dessa ocorrência, foram necessários exames de diversas áreas da Criminalística e da Medicina Legal, envolvendo oito Núcleos de Perícias especializados dos dois Institutos.

No intuito de facilitar a compreensão da metodologia dos exames feitos e sua interpretação, o Núcleo de Crimes Contra a Pessoa do IC emitirá um único laudo que consolidará os resultados de todos os trabalhos feitos pelas equipes de Peritos Criminais envolvidas, respaldando-os com os respectivos relatórios de análises oriundos de cada um dos Núcleos especializados: o Núcleo de Física, e o de Biologia e Bioquímica Forense (ao qual pertence o Laboratório de DNA); e o Núcleo de Identificação Criminal que emitirá outro com os resultados que lhe são de atribuição.

Da mesma forma, foram acionados pelo IML os Núcleos especializados de Perícias Médico-legais de Toxicologia Forense, de Anatomia Patológica e de Radiologia, a fim de subsidiar o laudo unificado que será emitido pela Equipe Centro do Núcleo de Tanatologia.

Se por um lado, será obtida melhor compreensão dos resultados tanto para os operadores do Direito, aos quais se destinam, como para o cidadão comum, a unificação faz com que todos os exames tenham de estar concluídos para que esses laudos sejam emitidos. Vale esclarecer que cada exame tem sua metodologia e tempo específico de realização.

Da Secretaria de Segurança Pública

C.M.