Polícia apreende madeira no interior de SP

Ação integra um conjunto de atividades combate à entrada ilegal de madeira no estado de SP

qua, 13/08/2008 - 13h32 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental, em ação de apoio ao policiamento rodoviário, apreendeu um caminhão, acoplado de dois reboques, que transportava irregularmente quase 50 metros cúbicos de madeira nativa serrada. A ocorrência aconteceu no final do mês passado, em Votuporanga, e integra um conjunto de atividades de combate à entrada de madeira ilegal no Estado, no âmbito do São Paulo Amigo da Amazônia, um dos 21 projetos ambientais estratégicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Essas ações, com coordenação e participação de técnicos do Instituto Florestal e da Fundação Florestal, vinculados à pasta, contabilizaram, somente neste ano, a apreensão de aproximadamente 2,2 mil metros cúbicos de madeira ilegal. Houve operações e megaoperações de fiscalização em estradas e depósitos de madeira. Somados aos 2.044 metros cúbicos apreendidos no ano passado, as grandes operações de fiscalização de madeira ilegal confiscaram mais de 4,2 mil metros cúbicos. Em 2007, as ações começaram no mês de setembro.

Na apreensão em Votuporanga, na Rodovia Euclides da Cunha (SP-320), constataram que o volume real da carga divergia da declarada na Guia Florestal (GF3) e que a placa e o percurso do veículo eram diferentes das que constavam no documento. A madeira vinha do município de Sinop (Mato Grosso), com destino a Pouso Alegre (Minas Gerais).

Em virtude das irregularidades, a Guia Florestal tornou-se inválida para a fiscalização e foi lavrado termo por crime contra o meio ambiente e multa de R$ 27.621,52. Foi a maior apreensão de madeira ilegal, na região, este ano.

Carvão – Intensificando a fiscalização em fontes de consumo de materiais naturais, tais como pizzarias, restaurantes e padarias, a 1ª Companhia da Polícia Militar Ambiental (PMA) apreendeu 4,7 toneladas de carvão produzidas de maneira irregular nas regiões de São José do Rio Preto e Catanduva. Mais de 20 estabelecimentos foram fiscalizados e 14 ocorrências registradas.

A vistoria de fontes de consumo de carvão ocorrerá de forma intensificada neste mês em todas as regiões de atuação das companhias da PMA. A Polícia Ambiental continuará levantando dados e informações que confirmem as irregularidades nos locais fiscalizados. As denúncias anônimas da população são essenciais para eventuais buscas e apreensões. Para denunciar crimes ambientais, basta ligar para o Disque Ambiente: 0800-113560.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(M.C.)