Polícia apreende carga ilegal de madeira em Rio Preto

De 133 caminhões vistoriados, quatro tiveram suas cargas confiscadas

qua, 05/03/2008 - 10h25 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental e o Instituto Florestal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente apreenderam, no final de fevereiro, 1,3 mil metros cúbicos de madeira ilegal proveniente das florestas da Amazônia, na região de São José do Rio Preto, interior do Estado.   

De 133 caminhões vistoriados, quatro tiveram suas cargas confiscadas. Ao término da operação foram lavrados nove autos de infração ambiental, elaborados nove termos circunstanciados e aplicadas multas no valor de R$ 520 mil. Balanço da apreensão: 1,25 mil metros cúbicos nas madeireiras e os demais 50 metroscúbicos foram confiscados dos caminhões.

Parte do volume era de cortes de castanheira, árvore cujo corte, comercialização e transporte são proibidos.

Cerco rodoviário – Foram feitos bloqueios nas Rodovias Washington Luís (SP-310), em São José do Rio Preto; Brigadeiro Faria Lima (SP-326), em Barretos; Armando Salles de Oliveira (SP-322), em Icem; e na Euclides da Cunha (SP-320),  em Votuporanga.

Nenhuma das cinco madeireiras vistoriadas estava com os documentos totalmente regularizados.As ações na região de São José do Rio Preto integram a Operação Primavera, do Projeto São Paulo Amigo da Amazônia.

Esta iniciativa fiscaliza e coíbe a entrada de madeira ilegal originária da Amazônia no território paulista, entre outros objetivos. Até agora, 3,5 mil metros cúbicos de madeiras clandestinas foram retidas.

Da Secretaria do Meio Ambiente