Polícia Ambiental surpreende pesca ilegal durante piracema

Os pescadores utilizavam embarcações e tarrafas para a ilegal prática do “arrastão”

qui, 18/12/2008 - 10h06 | Do Portal do Governo

Uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de São José do Rio Preto surpreendeu na madrugada de 16 de dezembro passado, no Município de Orindiúva, em local conhecido como Pousada do Jaú, nas margens do Rio Grande, oito pescadores profissionais em quatro embarcações motorizadas, utilizando tarrafas, para a prática de pesca ilegal chamada ‘arrastão’, com os quais foram encontrados cerca de 90 quilos de peixes.

Os policiais efetuaram a apreensão das embarcações, materiais utilizados para a pesca ilegal e todo o pescado, que consistia de peixes como piaparas, piaus três pintas e mandis, que se encontravam prestes a desovar, razão pela qual se encontravam protegidos durante o período de piracema.

Os infratores responderão por crime contra o meio ambiente, conforme o artigo 34 da Lei 9.605/98, que prevê pena de detenção de um a três anos e foram também autuados administrativamente, num montante de cerca de R$ 20 mil. Dois dos autores são reincidentes na prática de pesca ilegal, tendo sido autuados anteriormente pelo policiamento ambiental pelo mesmo crime.

Os peixes ficaram à disposição dos peritos na sede do 1º Pelotão de Polícia Ambiental, em São José do Rio Preto, onde serão examinados e posteriormente encaminhados a instituições de caridade.

A ação da Polícia Ambiental é decorrente da intensificação do policiamento preventivo para a manutenção da ordem pública ambiental nos rios da região, especialmente no período do defeso propiciando a procriação da fauna ictiológica e promovendo a diversidade biológica dos mananciais.

Da Secretaria do Meio Ambiente