Polícia ambiental realiza operação na Cantareira

Ação apura irregularidades na ocupação de áreas e criação de animais silvestres

qua, 17/06/2009 - 16h50 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo efetuou a “Operação Pentefino” na Serra da Cantareira nessa terça-feira, 16. O objetivo da ação era flagrar irregularidades como ocupações ilegais e desmatamentos e fiscalizar veículos.

Até o final da tarde, foram registrados 36 boletins de ocorrência. Os policiais também notaram casos de animais criados em cativeiro. Foram encontradas duas araras canindé e uma arara azul – espécies ameaçadas de extinção – além de um picharro e quatro papagaios verdadeiros. Além de serem processados criminalmente, os responsáveis foram multados em R$ 32.182.

O início da operação foi acompanhado de perto pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. Durante a operação, Graziano anunciou investimentos de R$ 2,3 milhões para ampliar a fiscalização e proteção na região da Cantareira. Com o dinheiro, serão comprados viaturas, GPS e câmeras digitais e produzidos materiais de educação ambiental para distribuição nas escolas da rede pública de ensino do entorno.

“Parte destes investimentos também irão para as prefeituras da região da Cantareira, pois queremos que elas também criem suas equipes ambientais para trabalhar com a Polícia Militar Ambiental na fiscalização. A nossa fiscalização tem uma grande abrangência, mas sempre há transgressores”, disse.

Desde março, a Polícia Ambiental realiza sobrevoos quinzenais na região. Com sete sobrevoos realizados, já foi possível detectar 52 irregularidades que foram autuadas posteriormente por equipes em terra. “A meta para esta região é desmatamento zero, agressões zero”, completou o secretário.

Além da Polícia Ambiental, também participaram da ação engenheiros da Secretaria do Meio Ambiente e representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).