Polícia Ambiental incentiva doações de sangue e medula óssea

Campanha visa ampliar banco de doadores de medula óssea e estoque de sangue nos hospitais da região de Franca

ter, 07/12/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de incentivar as doações de sangue e de medula óssea, policiais militares ambientais participam da Campanha Seiva da Vida, em Franca. A iniciativa começou na segunda, 6, no Hemocentro do município. Este é o primeiro ano da campanha para doações de sangue e medula óssea na região. A iniciativa é do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e se estenderá até o dia 31 de dezembro.

A participação dos policiais da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental faz parte das comemorações do aniversário de 61 anos de criação do CPAmb. No dia 15 deste mês, policiais fardados comparecerão ao Hemocentro de Franca para contribuir com a iniciativa. Com a ação solidária, os policiais pretendem aumentar o quadro de doadores voluntários. Devido a fatores de compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor, a chance de encontrar um doador compatível para o transplante de medula óssea pode chegar a uma em 100 mil.

Capitão da 3ª Cia do 4º BPAmb, Luciano Fraga Maciel explica que a iniciativa deve aumentar e estimular a doação de sangue. “Nós lançamos a campanha para ajudar o Hemocentro de Franca e, consequentemente, para incentivar as doações da população. Esse é o primeiro ano da campanha e esperemos que seja um sucesso”, reforçou.

Ao doar o sangue, os voluntários preenchem uma ficha cadastral para ser localizado com facilidade. A amostra do sangue passa por exames de identificação para ser colocada em um banco de dados nacional. E, caso seja compatível com algum paciente, ele será contatado para realizar o transplante.

As primeiras 70 pessoas que fizeram as doações ganharão uma camiseta personalizada da Campanha Seiva da Vida e participarão de um passeio ecológico no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rica do Passa Quatro, a 271 quilômetros da Capital.

As doações podem ser feitas de segunda a sábado, no Hemocentro de Franca, na avenida Hélio Palermo, nos seguintes horários:

segunda-feira, das 7h às 19h;

terça-feira a sexta-feira, das 7h às 17h;

sábado, das 7h ao meio-dia

Da Secretaria da Segurança Pública