Polícia Ambiental divulga balanço da Operação Piracema

Dentre as ocorrêncais mais graves, a PM Ambiental apreendeu, em Batatais, 130 tartarugas da espécie Tigre D´Água, que estavam em uma mochila.

qua, 13/02/2008 - 19h46 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental divulgou, nesta terça-feira, 13, as ações realizadas em todo o Estado durante a Operação Piracema. Na semana passada, a PM Ambiental apreendeu, em Batatais, 130 tartarugas da espécie Tigre D´Água, que estavam em uma mochila. Em Anhembi, às margens do Rio Tietê, os policiais apreenderam dezenas de quilos de peixes e confiscaram redes e outros materiais e equipamentos.

Integrantes do 1º Pelotão da 4ª Companhia do 4º Batalhão Ambiental do Estado de São Paulo abordaram, na Rodovia SP- 334, quilômetro344, em Batatais, um ônibus Scania, placas BVD 5273, proveniente de Araxá (MG), em que foram descobertos, em uma mochila, pertencente a um dos passageiros, identificado como Paulinho Fidelis, 130 tartarugas, da espécie Tigre D’Água, que estavam envoltas em um pano de algodão.

Na bolsa, também foi encontrado um cheque no valor de R$ 800,00, utilizado no pagamento efetuado pela Empresa Stacciarini & Araújo Ltda., da cidade de Uberaba (MG), na compra de tartarugas da mesma espécie. A Polícia Ambiental elaborou um Boletim de Ocorrência e aplicou uma multa no valor de R$ 30.211,52 pelo crime de maus tratos. A ocorrência se deu na última sexta-feira.

Já no município de Anhembi, durante a “Operação Piracema”, desencadeada pelo 2º Pelotão Ambiental da 3ª Companhia de Botucatu, no mesmo dia 8, em vistoria realizada às margens do Rio Tietê, foram confiscados 500 metrosde rede de pesca de nylon e 60 quilos de pescado diverso. O proprietário do material e do pescado, identificado como Juliano César Freitas de Lima, foi preso em flagrante e conduzido até a delegacia local.

No mesmo município, foram apreendidos 50 quilos de peixes, 700 metrosde malha, um motor de popa e um barco de alumínio, pertencentes a Francisco Segerlan Paulo, durante operação desencadeada na represa de Barra Bonita e no Bairro Ponte do Jaú.

No período de piracema, que em todo o país tradicionalmente vigora entre os dias 1º de novembro e 28 de fevereiro, segundo portaria federal, as atividades de pesca sofrem restrições, para que o processo de procriação dos peixes não seja prejudicado.

Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(M.S.)