Polícia Ambiental apreende 48 galos destinados para rinha

Em Carapicuíba, a Polícia Ambiental encontrou aproximadamente 200 galos, sendo que muitos mostravam sinais de maus tratos

seg, 04/02/2008 - 14h34 | Do Portal do Governo

Integrantes do 4 º Pelotão da 1ª Companhia, do 1º Batalhão da Polícia Ambiental de São Paulo, em vistoria realizada na manhã do dia 29 de janeiro na cidade de Carapicuíba, na região metropolitana da Capital, constataram a criação indevida de aproximadamente 200 galos, especialmente treinados para rinha, tipo de competição entre animais da mesma espécie.

Foram apreendidos 48 galos de diversas raças, com predominância dos galos índios, além de um manual para criação de “galos combatentes”, 27 biqueiras, 8 buchas e 23 materias para transporte das aves.

Os policiais ambientais, acompanhados de biólogos e veterinário da Vigilância Sanitária do município de Carapicuíba, comparecerem ao local após denúncia, constatando a presença de aproximadamente 200 galos, sendo que 48 encontravam-se despenados e com esporas serradas, caracterizando o crime ambiental de maus tratos. Constatou-se também a aplicação de técnicas que visam engrossar a pele dos animais, com a finalidade de melhorar seu desempenho no combate.

Osvaldo Selleni Paschoal, responsável pelo criadouro, no Jardim Silviano, foi autuado pelo Artigo 32 da Lei Federal 9.605/98, pelo crime de maus tratos a animais domesticados e foi penalizado em R$ 12 mil, além de ser advertido, pela Vigilância Sanitária, com proibição de criação no local e a determinação da remoção dos galos.

O infrator já havia sido surpreendido pela Polícia Ambiental participando de rinhas de galo em sua residência, em Osasco, no ano de 2006. Os animais apreendidos foram transferidos para uma fazenda abrigo situada no município de Porto Feliz, no interior do estado, para serem submetidos a um período de ressocialização, a fim de serem doados.

Cris Couto

Da Secretaria do Meio Ambiente

(L.F.)