Poli-USP tem estande em Londres para divulgar Rio 2016

Atração é o voo virtual imersivo que o visitante pode fazer sobre a cidade do Rio de Janeiro

qua, 08/08/2012 - 11h56 | Do Portal do Governo

Os atletas e o público que estão acompanhando as Olimpíadas de Londres já podem ter uma prévia dos próximos jogos, em 2016, no Rio de Janeiro. Por meio de um estande montado na Casa Brasil, na capital inglesa, pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), os visitantes podem fazer um voo virtual sobre a cidade maravilhosa.

A exposição do Virtual Paraglider 3D foi idealizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli. O programa reproduz um voo virtual imersivo sobre o Rio de Janeiro. O sistema todo ocupa um estande de 25 m², dentro do qual estão instalados um selete real (local onde o piloto se acomoda no paraglider) e telas que formam uma imagem panorâmica de 160 graus.  

Os óculos anaglifos (para imagens em 3D) completam o sistema. Para fazer o voo virtual, o sistema captura a força exercida nas cordas, possibilitando que o “piloto” sobrevoe livremente o Rio de Janeiro. A Casa Brasil ficará aberta até 9 de setembro, das 11h às 19h (às quintas, das 11h às 21h). A entrada é gratuita.

Do Portal do Governo do Estado