Poli/USP recebe inscrições para MBA nas áreas de finanças e de software

Os cursos foram criados por meio do Programa de Educação Continuada (Pece) da universidade

sex, 18/01/2008 - 11h48 | Do Portal do Governo

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) está com inscrições abertas para interessados em cursar MBA em Engenharia Financeira e em Tecnologia de Software. Ambos os cursos foram criados por meio do Programa de Educação Continuada (Pece) da Poli.

A crise vivida pelo mercado imobiliário norte-americano nos últimos meses é um exemplo de como se tornou importante a engenharia financeira, que aplica ferramentas matemáticas, em geral utilizadas na engenharia e na física, para a solução de problemas financeiros. “O que se verificou nos Estados Unidos foi um problema que se apresenta como um dos maiores desafios da área financeira, a gestão de riscos”, diz o professor da Poli Oswaldo Luiz do Valle Costa, especialista na área e coordenador do MBA em Engenharia Financeira. “Diante da grande oferta de crédito e procura por altos retornos, os bancos facilitaram demais os empréstimos e repassaram contratos com alto risco de inadimplência”.

O curso de Engenharia Financeira da Poli/USP é um dos mais antigos da área, criado há mais de 20 anos. “Depois de um período em baixa, entre 2000 e 2003, o mercado na área de investimentos está altamente aquecido”, diz o professor Valle Costa. “Este é, portanto, um bom momento para investir na formação profissional”, aconselha.

O MBA tem duração de dois anos e é direcionado a profissionais das áreas de Engenharia, Economia e Administração que atuam ou pretendem atuar em gestão financeira. A estrutura do curso compreende 14 disciplinas, que englobam de probabilidade e estatística a administração de carteiras de investimentos.Tecnologia de Software – O MBA em Tecnologia de Software é dirigido a profissionais das áreas de Engenharia da Computação, Ciências da Computação ou outros com experiência de, pelo menos, dois anos em desenvolvimento de software. O domínio da língua inglesa também é exigido, para que o aluno possa acompanhar a literatura utilizada no MBA.

O curso segue seqüência lógica: inicia com disciplinas básicas – “Infra-estrutura Computacional” e “Engenharia de Software”, e evolui para as mais especializadas, entre as quais a de “Gerência de Projetos de Desenvolvimento e Aquisição de Software”. São 14 disciplinas ministradas durante os dois anos de duração do MBA.

Os alunos são apresentados a um sistema de software de complexidade mediana e trabalham nele durante todo o curso, nas diversas disciplinas. Ao final, as diversas partes desenvolvidas são consolidadas na disciplina de “Projeto Integrado”.Processo seletivo – Nos dois cursos, o ingresso se dá por meio de processo seletivo, que abrange análise de currículo e entrevista. O corpo docente dispõe de professores da Poli e de outras escolas de renome, além de profissionais com ampla experiência nas áreas em estudo.

As aulas são ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, na Poli, na Cidade Universitária, capital. As inscrições se encerram no dia 4 de fevereiro e as aulas têm início no dia 25 do mesmo mês.

Criado há mais de 30 anos, o Programa de Educação Continuada (Pece) da Poli tem como objetivo transferir conhecimento, nas áreas de Engenharia e Gestão para empresas, a profissionais e à sociedade em geral. O programa oferece mais de 20 cursos, entre MBA, especialização e programas de treinamento, de curta e média duração.Serviço

Mais informações pelo telefone (11) 2106-2400 ou no

site www.pece.org.br

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)