Poli da USP organiza curso sobre softwares de elementos finitos

De acordo com o coordenador, o mercado é carente de profissionais que conheçam, em profundidade, esses softwares

ter, 22/01/2008 - 12h14 | Do Portal do Governo

Grandes empresas, principalmente dos setores metalúrgico e automobilístico, conseguem aumentar a produtividade e diminuir os defeitos em peças e ferramentas utilizando softwares de elementos finitos. São sofisticados programas de computador, baseados em algoritmos de equações diferenciais, capazes de analisar a conformação mecânica de peças confeccionadas em ligas metálicas, elastômeros e plásticos.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) iniciará neste ano sua primeira turma do programa de treinamento Método dos Elementos Finitos Aplicado à Conformação Mecânica. O curso, coordenado pelo professor Ronald Lesley Plaut, é oferecido pela Poli por meio do Programa de Educação Continuada (Pece).

O projeto foi criado com o objetivo de explicar o funcionamento dos softwares de elementos finitos mais utilizados no mercado, entre os quais o Abaqus, criado nos Estados Unidos, e o russo Q-Form. “Decidimos oferecer esse treinamento para dar uma visão neutra sobre os programas, já que os cursos sobre o assunto disponíveis no mercado são promovidos pelos próprios fabricantes ou representantes”, explica Plaut.

De acordo com o coordenador, o mercado é carente de profissionais que conheçam, em profundidade, esses softwares. “Os que participarem do curso terão chances concretas de ascensão profissional”, assegura. O treinamento tem duração de 56 horas, divididas em 14 aulas, ministradas por três professores nas dependências da Poli, em São Paulo. As inscrições vão até o dia 4 de fevereiro e as aulas começarão no dia 25 do mesmo mês.Serviço

Mais informações, pelo site www.pece.org.br

ou pelo telefone (11) 2106-2400

Da USP

(M.C.)