Pôlder sob a ponte Aricanduva tem 82% das obras executadas

Equipamento é composto por um dique (muro de contenção), um reservatório, além de dutos e bombas

seg, 24/03/2014 - 15h49 | Do Portal do Governo

O pôlder – estrutura hidráulica artificial para drenagem e controle de enchentes em locais de baixa altitude, próximas a rios e áreas ribeirinhas – sob a margem direita da ponte Aricanduva já conta com 82% das obras executadas. O equipamento deve estar em funcionamento nos próximos meses. O pôlder é composto por um dique (muro de contenção), um reservatório, além de dutos e bombas.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A estrutura será utilizada quando ocorrerem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão. Os diques fazem o trabalho de isolamento das águas que são coletadas em um pequeno reservatório, onde é armazenada e lançada de volta ao rio, após o período de pico de vazão.

LEIA TAMBÉM
Marginal Tietê recebe pôlder para conter enchentes
Entenda como funciona o sistema de pôlderes 

Além do pôlder da Aricanduva, estão sendo executadas obras na margem esquerda da ponte da Vila Maria (50% executadas), na margem esquerda da Aricanduva (40% executadas), Vila Guilherme (margem esquerda 50% executado) e margem direita sob a ponte do Limão. O pôlder da margem direita da Vila Maria, já está em funcionamento. Ao todo, o investimento nos reservatórios será de R$ 59,9milhões.

Do Portal do Governo do Estado