Poéticas visuais ganham espaço da Galeria de Arte Unicamp

Rostos formados por caracteres e desenhos feitos com vinil adesivado integram parte do acervo pessoal do artista plástico Amir Brito Cadôr

qui, 26/04/2007 - 8h03 | Do Portal do Governo

Rostos formados por caracteres e desenhos feitos com vinil adesivado integram parte do acervo pessoal do artista plástico Amir Brito Cadôr, 30 anos, em sua primeira exposição na Galeria de Arte Unicamp até o próximo dia 11, das 9 às 17 horas. Funcionário da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), ele busca nas poéticas visuais, linha de pesquisa do Instituto de Artes (IA), o trabalho que vem desenvolvendo há anos. São livros de artista pensados como obras e feitos já em formato de livro. Trazem reflexões sobre a história do livro e da tipografia. São três cadernos com nove livros e 12 trabalhos no total. O conjunto revela uma maneira de articular imagem e texto para construir livros. Além disso, Amir mostra 36 pinturas empregando como pano-de-fundo o livro.

Parte do acervo de Amir integra a sua dissertação de mestrado, sobre imagens escritas, que será apresentada também Galeria de Arte no dia 10 de maio, com orientação da professora Lygia Eluf, do Departamento de Artes Plásticas. Segundo o artista, como esta área de pesquisa acadêmica tem ainda poucos trabalhos, trata-se de uma atuação artística desbravadora. “Minha dissertação tem uma cara diferente. Procura sempre um senso estético”, conta. “E fiz um projeto gráfico como se fosse um livro comercial.”

A expectativa de Amir é de que o seu trabalho seja bem-aceito e de que as pessoas conheçam mais a arte dos livros de artista. Uma das incentivadoras de Amir é sua esposa, Daniela, que o acompanha sempre com sugestões. Daniela também é artista plástica e conheceu Amir na Unicamp, durante a Prova de Aptidão do Vestibular. “Creio que é difícil alguém falar do próprio trabalho. É um desafio e tanto para o Amir desde a seleção do melhor material”, define a esposa.

Entre os trabalhos anteriores de Amir como artista gráfico, estão a Revista Babel, de poesia, tradução e crítica; e a Revista Outra Travessia, que consta do site do IA. Amir já fez uma exposição individual em 2005, denominada A Imagem e a Escrita, no Solar de Barão, em Curitiba-PR. Nela deu destaque às gravuras, às xilogravuras, às litogravuras e às gravuras em metal. Na Unicamp, Amir participa ativamente do projeto gráfico da Revista do Vestibular e do Guia do Estudante.

Do Portal da Unicamp

(R.A.)