Poesia japonesa contemporânea é tema de palestra no Memorial

Evento está programado para o sábado, 24

qua, 21/11/2007 - 10h36 | Do Portal do Governo

Paisagem Urbana e Poesia Japonesa Contemporânea é o nome da palestra que a pesquisadora Raquel Abi-Sâmara ministrará no Memorial da América Latina. A palestra será no dia 24 de novembro, às 14h, e se insere nas comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil (2008).

 

Professor de poesia moderna, PhD em Literatura Comparadapela Uerj, bolsista da Japan Foundation, pesquisadora visitante do International Research Center for Japanese Studies (Nichibunken, Kyoto), entre outros, Abi-Sâmara apresentará uma antologia de poemas japoneses contemporâneos sob a ótica da experiência e da paisagem urbana. A antologia está sendo organizada por ela, no Japão, e será lançada nas festividades de 2008.

A guerra russo-japonesa (1904-1905) e as Olimpíadas de Tóquio (1964) são consideradas duas fases em que a urbanização do país se desenvolveu muito. Nestas duas épocas desenvolveram-se novos meios de transporte, houve a chegada do trem bala (com as Olimpíadas), planejamentos urbanísticos, marcos arquitetônicos etc. Tudo isso, é claro, se reflete no estilo de vida da população e também na literatura.

 Raquel Abi-Sâmara apresentará os poemas por ela selecionados com sua contextualização histórica e estética. A influência do hai cai (em japonês, haiku) na poesia brasileira moderna e também na de países da América Latina será abordada.

Serviço:

Paisagem Urbana e Poesia Japonesa

Data: 24 de novembro, sábado

Horário: das 14h ás 17h

Biblioteca Latino-americana Victor Civita (portões 1 e 4)

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Telefone: (11) 3823-4600

Entrada franca

Do Memorial da América Latina

 

(I.P.)