Podcasts da Unesp ampliam possibilidades de divulgação científica

Responsável pela plataforma na Universidade Estadual Paulista ministrou workshop sobre os benefícios da ferramenta

sex, 28/02/2020 - 10h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), no campus de São José do Rio Preto da Universidade Estadual Paulista, sediou em 12 de fevereiro o workshop “Divulgação Científica: Podcast Unesp”, ministrado pelo técnico responsável pela plataforma de podcast na instituição, Renato Coelho.

A iniciativa surgiu de proposta do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) de divulgar as pesquisas dos alunos e professores ao grande público. A ação ocorreu em razão de a Comissão da Área de Linguística e Literatura da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passar a cobrar dos programas voltados à divulgação científica.

A proposta ganhou força com a adesão do Programa de Letras que, também está preocupado em dar formação ao corpo docente e discentes sobre esse tipo de divulgação. No workshop, foi discutido a origem do podcast, a trajetória no Brasil, a relevância para a mídia atualmente e, em especial, para a universidade e pesquisadores que desenvolvem estudos e pesquisas no âmbito da Unesp.

Os participantes puderam tirar dúvidas, trocar conhecimentos e desenvolver, a partir das informações transmitidas pelo jornalista Renato Coelho, a estrutura de um podcast para falar sobre suas pesquisas.

Equipe

A professora Nilce Maria Pereira, do Departamento de Letras Modernas do Instituto, e coordenadora do Podcast Ibilce, também esteve presente e dará continuidade às divulgações das notícias do campus de modo amplo.

O objetivo, agora, é atender a demanda do Programas de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Estudos Linguísticos e, para isso, uma nova equipe será formada para se somar à equipe já existente.

Os profissionais farão entrevistas e gravações de pesquisadores (professores visitantes, docentes e alunos do Instituto) vinculados a esses dois programas. Desse modo, não haverá sobrecarga de trabalho, além do benefício de ampliar a formação dos pós-graduandos no que diz respeito à divulgação científica. As gravações serão veiculadas como produção do podcast Ibilce.

“Foi importante a realização do curso para sensibilizar principalmente os estudantes sobre a necessidade de divulgar resultados da pesquisa ao grande público de modo acessível. Esse é um novo desafio na formação dos pós-graduandos no País”, avalia a professora Luciani Ester Tenani, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários do Ibilce, uma das responsáveis pela organização do workshop.

“O feedback em sala de aula e, depois, pelos e-mails foi muito proveitoso. Foi gratificante também não só estar com os professores fazendo esse trabalho para a universidade, mas ver o pessoal com grande interesse. As pessoas se interessaram muito, interagiram e tiveram um aparato para fazer suas divulgações”, explica o jornalista e editor Renato Coelho.