PM terá 4,7 mil praças e oficiais no GP Brasil de Fórmula I

Policiais militares intérpretes darão auxílio aos estrangeiros

sáb, 01/11/2008 - 12h14 | Do Portal do Governo

Um forte esquema de policiamento foi iniciado ontem, antes mesmo da abertura dos portões do Autódromo Municipal de São Paulo “José Carlos Pace” ao público que pagou para assistir os treinos livres dos pilotos do Grande Prêmio Brasil de Fórmula I. O objetivo é garantir a segurança de milhares de pessoas que devem circular na região de Interlagos, na Capital. A Operação Fórmula I empregará quase cinco mil praças e oficiais e só será encerrada pela Polícia Militar após a realização da corrida, neste domingo, 2. Policiais militares intérpretes darão auxílio aos estrangeiros.

Ao todo, serão empregados na operação 4.757 praças e oficiais da Força Tática, Radiopatrulhamento, policiamentos Comunitário e de Trânsito, e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), além de 539 motos, 40 bases comunitárias móveis, 345 carros, 130 cavalos, 24 cães e nove helicópteros Águia. O forte esquema de segurança foi montado visando garantir a tranqüilidade dos competidores, organizadores, moradores da região, e dos torcedores que lotarão o autódromo de Interlagos nos três dias do Circuito da F1 em São Paulo.

Os treinos livres e cronometrados foram realizados na sexta-feira e continuam neste sábado. No domingo será realizada a final do Grande Prêmio de Fórmula I, cuja corrida será iniciada às 15 horas. De acordo com a Polícia Militar, será proibido o ingresso no autódromo com qualquer tipo de arma, copo e garrafa de vidro, lata de bebida, fogos de artifício, bandeira com mastro, substâncias tóxicas, caixa térmica, guarda-chuva com ponta, e frutas inteiras.

Também está proibida a entrada de crianças com menos de cinco anos, conforme estabelece o Alvará nº 47/2006 da Vara da Infância e Juventude de Santo Amaro. Crianças com mais de cinco anos devem portar crachá e estar acompanhadas de adultos responsáveis (munidos de documentação do menor). A PM orienta os torcedores a utilizar somente os estacionamentos credenciados, e não estacionar defronte a garagem de moradores da região ou confiar em “flanelinhas”.

Para minimizar o fluxo de veículos e facilitar o trânsito na região, a PM pede que os torcedores se organizem em grupos e utilizem, principalmente, o transporte público. A CPTM e a SPTrans terão esquema especial para o transporte sobre trilhos até a Estação Autódromo, além de linhas exclusivas de ônibus. Informações sobre horários e pontos devem ser consultados nos sites da CPTM e da SPTrans.

Academia do Barro Branco terá missão especial

Tanto hoje (sábado) quanto no domingo, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco reforçará o policiamento com 268 alunos-oficiais. O objetivo é coibir a prática de infrações penais e evitar o acesso indevido de pessoas ao autódromo e à pista, no final da corrida. Além disso, parte do efetivo terá uma missão especial: servir de interprete aos turistas, que só se comunicam em inglês, espanhol ou francês.

A participação na Operação GP Brasil de Fórmula I faz parte do currículo operacional do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar e proporciona o contato direto dos alunos-oficiais com o público e com as atividades desenvolvidas pelas Unidades Operacionais da Corporação.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros terá 200 homens – treinados especialmente para o evento – em áreas estratégicas do autódromo e seu entorno. Eles terão como aliados os investimentos tecnológicos que possibilitam maior rapidez nas possíveis emergências. Durante os três dias do evento, os policiais terão à disposição cinco caminhões para o combate a incêndios, inclusive um dedicado ao pouso e decolagem de aeronaves; cinco viaturas para o transporte das equipes, um caminhão de suporte de material para o caso de grande número de vítimas, e uma viatura do Sistema de Comando e Operações de Emergência (Sicoe), que será o Posto de Comando do Corpo de Bombeiros no evento.

Além dos caminhões e viaturas, os bombeiros contarão com extintores portáteis (cada um com aproximadamente oito quilos de pó especial), e equipamentos diversos de desencarceramento. No posto de bombeiros de Guarapiranga – distante dois quilômetros do autódromo – haverá um reforço de guarnições, contando com duas Unidades de Resgate (atendimento pré-hospitalar básico), uma unidade de suporte avançado (apoio médico), um caminhão com equipamentos especializados para salvamento, um helicóptero Águia da PM e duas viaturas para salvamento e combate a incêndio.

Atendimento à Imprensa

Três oficiais estarão à disposição da imprensa para falar sobre o esquema de policiamento: o coronel Carlos Botelho Lourenço, comandante da Operação GP Brasil; o capitão Marcel Lacerda Soffner, da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar; e o tenente Pedro Luís de Sousa Lopes, oficial de Comunicação Social do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Programação

Sábado: 1º de novembro

  • das 11 às 12 horas – Treino Livre, Fórmula 1
  • das 14 às 15 horas – Sessão de Classificação, Fórmula 1
  • das 15h10 às 15h45 – Sessão de Classificação Evento Suporte, Porsche Cup
  • das 15h55 às 16h25 – Sessão de Classificação Evento Suporte, Trofeo Maserati
  • das 16h50 às 17h20 – Evento Suporte, Fórmula BMW

Domingo: 2 de novembro

  • das 10 às 10h30 – Evento Suporte, Fórmula BMW
  • das 10h50 às 11h20 – Evento Suporte, Trofeo
  • das 11h40 às 12h15 – Evento Suporte, Porsche Cup
  • a partir das 15 horas – 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1

Serviço

Autódromo Municipal de São Paulo “José Carlos Pace”

Endereço: Avenida Senador Teotônio Vilela, 261, em Interlagos – Capital

Na internet: http://www.gpbrasil.com.br/sitegp/index.asp  CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Na internet: http://www.cptm.sp.gov.br  SPTrans – São Paulo Transporte S.A.

Na internet: http://www.sptrans.com.br/sptrans08/home/  

Da Secretaria da Segurança Pública