PM tem nova política de valorização profissional

Policiais militares vão agora receber armas e coletes pessoais

qua, 17/03/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Os policiais militares de São Paulo vão receber armas individuais permanentes, a partir deste mês. A Polícia Militar entregará a todos os homens e mulheres de atividades operacionais pistolas semi-automáticas .40 e coletes à prova de bala. O anúncio foi feito pelo comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, no Expo Center Norte, zona norte da capital, durante o IV Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atualmente, a PM disponibiliza armas – não pessoais – que servem aos policiais durante a jornada de trabalho.

A entrega das armas pessoais aos policiais que fazem patrulhamento nas ruas é a mais recente novidade na política de valorização profissional da Polícia Militar, que inclui assistência médica, psicológica e jurídica ao policial e a seus familiares, explicou o coronel Camilo.

Ao falar sobre “Valorização profissional como ferramenta de gestão”, o comandante Camilo relatou que, em 2009, o governo do Estado promoveu substancial alteração no sistema de ensino da Polícia Militar, que passou a contar com seis escolas de ensino superior – de Aperfeiçoamento; de Formação de Bombeiros; de Oficiais (Academia do Barro Branco); de professores de Educação Física; e agora de formação de Técnicos de Nível Superior (soldados); e de Tecnólogos de Nível Superior (sargentos).

“Essa mudança promovida pelo governo do Estado é uma forma de reconhecimento da sociedade ao trabalho cada vez mais qualificado prestado pelos policiais militares”, afirmou o coronel Camilo.

Além dos cursos formais, a diretoria de Ensino da PM paulista mantém um segmento de atualização e formação permanente de seus 93 mil policiais, que inclui ensino à distância e desafios “surpresa” para policiais em serviço.

Semanalmente, todos os policiais assistem a videotreinamentos de atualização. Há também estágios de aperfeiçoamento profissional, com duração de quatro ou cinco dias, incluindo um dia para formação pessoal, com opções que vão da ioga à orientação financeira.

Nos estágios de aperfeiçoamento profissional, a ênfase é dada aos conceitos de Polícia Comunitária, Gestão e Direitos Humanos, objetivos estratégicos da PM. “Usamos as mais variadas formas de valorização e qualificação profissional”, sublinha o coronel Camilo, ao explicar que o menu de elogios vai do tradicional destaque para o policial do mês, com foto publicada nas unidades, até convite para jantar com familiares em restaurantes, carta à família do policial, mensagens à tropa pelo rádio operacional e café com o comandante.

Da Secretaria da Segurança Pública