PM reconhece dez ocorrências de maior destaque na capital

Homenageados participaram de prisões, libertação de reféns e salvamento de vidas

qua, 19/01/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

No dia 18 de dezembro de 2010, a soldado Elenice Gonçalves Louzada estava em seu posto na sede do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), quando uma ligação chamou sua atenção. O que aparentava ser um trote começou a ganhar contornos reais quando uma menina de 8 anos, desesperada, contou em detalhes sua situação à policial. Trancada dentro de um armário durante o dia, a criança era mal alimentada e sofria abusos sexuais do sequestrador. Por meio de orientações seguidas pela menina, a soldado conseguiu localizar seu cativeiro e destacou policiais militares para libertar a vítima sem ferimentos.

Essa foi uma das dez ocorrências lembradas e homenageadas pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) como de maior destaque, em evento realizado na terça, 18. Foram ações onde a Polícia Militar libertou reféns, salvou vidas e que terminaram sem vítimas fatais, como mandam os procedimentos da corporação.

O comandante do policiamento na Capital, coronel Marcos Roberto Chaves da Silva, lembrou a dificuldade em escolher apenas dez ações de destaque, citando que a Polícia Militar atende cerca de sete mil ocorrências por dia na cidade.

Reencontro e homenagem

Os policiais militares homenageados também foram presenteados pela presença especial de Elen, a menina de 8 anos resgatada após sua ligação ao 190. A menina conseguiu entrar em contato com a polícia depois de encontrar um celular. Apesar do grande número de trotes recebidos pelo Copom, a sensibilidade da soldado PM Elenice e do sargento PM Edson Oliveira permitiram que a ligação da menina, uma das 35 mil recebidas diariamente pelo 190, fosse utilizada para localizar a vítima e libertá-la.

Acompanhada da mãe e de um irmão mais novo, Elen assistiu à entrega de certificados e prêmios para os 34 policiais militares que se destacaram nas ações. A menina subiu ao palco durante a homenagem aos PMs que atenderam sua ligação, emocionando todos os presentes. Elen também foi presenteada pelas empresas parceiras da Polícia Militar com cestas básicas e brinquedos.

Reconhecimento

A homenagem é um prêmio concedido pelo Comando de Policiamento da Capital, e visa incentivar o bom trabalho de policiais que se destacaram em ações delicadas, impedindo a fuga de criminosos e vítimas fatais, se destacando pela preservação da vida e por seguir os procedimentos operacionais.

Outro momento especial do evento foi a homenagem ao soldado Marco Antônio Mocija, do Copom. No dia 3 de janeiro, o PM cumpria atividade delegada na região da 25 de março, quando uma mãe desesperada pediu socorro: o filho de 2 anos aparentava sinais de parada cardiorrespiratória. O soldado utilizou os procedimentos de socorro ininterruptamente, enquanto conduzia a criança ao posto policial da rua São Bento e, posteriormente, ao hospital. A criança sobreviveu graças às técnicas utilizadas pelo policial.

A grande vencedora

Os grandes premiados do dia foram os policiais da 1ª Companhia do 47º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), responsáveis pela ocorrência de maior destaque. Os sargentos PM Carlos Alberto Dutra Serafim e Omar de Paula Somogys, e os soldados PM David Amaral da Silva e Adriano Pessoa dos Santos foram informados sobre um assalto em andamento em uma residência no Jardim Almanara, zona norte da capital.

Em pouco tempo os PMs já estavam no local. Ao cercar a residência, evitando a fuga do grupo, os assaltantes fizeram a vítima refém. Os procedimentos operacionais utilizados pela PM para gerenciamento de crise foram o diferencial para a libertação em segurança da vítima e a prisão dos quatro homens, além da apreensão de armas e um veículo roubado.

Operação Delegada

Durante a homenagem, o coronel Chaves também destacou a parceria da PM com a Prefeitura de São Paulo, que resultou na Operação Delegada – quando policiais de folga prestam serviços ao município. O comandante também destacou a queda da criminalidade na cidade no último ano. “Todos os índices criminais terminaram o ano de 2010 com tendência de queda. Isso é fruto de um trabalho feito por esses policiais que atuam diuturnamente nas ruas da cidade ajudando a nossa comunidade a superar todas as dificuldades que possam encontrar pela frente”.

O prefeito Gilberto Kassab esteve presente na premiação, elogiando o serviço prestado pelos policiais militares no cumprimento de suas funções. “A ação corajosa, valorosa e de espírito público que a Polícia Militar tem aqui na nossa cidade contribui cada vez mais para que tenhamos uma cidade melhor, uma cidade mais justa e mais humana”.

Da Secretaria da Segurança Pública