PM recebe prêmio do Conselho Regional de Biblioteconomia

Policiais militares criaram biblioteca para os moradores do Jardim Ranieri, na zona sul da Capital

seg, 15/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Os policiais militares da Base Comunitária do bairro do Jardim Ranieri, na zona sul de São Paulo, têm mais um motivo para se orgulhar do trabalho que vem realizando desde 2008, quando foi inaugurada a biblioteca comunitária. O projeto recebeu o IX Prêmio de Biblioteconomia Paulista Lara Russo, concedido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo. O prêmio, entregue na sexta-feira, 12, é um reconhecimento ao trabalho de difusão da informação, gestão do conhecimento e democratização da cultura no País.

Com acervo de oito mil livros, a biblioteca tem um telecentro para realização de pesquisas e auxílio a trabalhos escolares. Ela está instalada na Base Comunitária de Segurança que fica na Estrada do M’Boi Mirim, 5780, e atende a comunidade durante a semana, das 8 às 18 horas.

A idéia da criação do espaço aconteceu após visitas e reuniões periódicas com os moradores do bairro. Os policiais notaram problemas envolvendo os moradores como evasão escolar, permanência em lan houses clandestinas, além de falta de locais para leitura, elaboração de trabalhos escolares e pesquisas. Além disso, a biblioteca mais próxima do bairro fica a 14 quilômetros da comunidade.

A biblioteca reforça o trabalho realizado pelos policiais militares para estreitar o relacionamento com a população. A iniciativa também ajuda a melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, estimulando a leitura e ampliando o nível de conhecimento.

Da Polícia Militar