PM recebe orientações para o atendimento à pessoa com deficiência

Cartilha prevê itens como convivência, atendimento, conceitos e legislações e comunicação

qui, 23/06/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O conteúdo da cartilha foi cuidadosamente estudado, fruto da participação e entrevistas com policiais militares, especialistas da área e especialmente pessoas com deficiência. Estes segundo o CENSO 2000 já ultrapassou 14,5 da população brasileira.

Além de dicas de convivência e atendimento, conceitos e legislações pertinentes, a cartilha apresenta noções básicas de comunicação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), bem como dicas para o transporte de cadeirante para evitar agravamento de lesões.

O trabalho foi desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo e entidades ligadas ao atendimento à pessoa com deficiência situadas na região da Vila Mariana da capital (AACD, APAE, DERDIC e Lar Escola São Francisco), bem como do interior do Estado.

O material didático de acesso a todos os policiais militares tem sido objeto de instrução e treinamento nos cursos de formação, aperfeiçoamento, especialização e estágios aos policiais militares, a fim de capacitá-los e especializá-los cada vez mais para o atendimento com excelência e qualidade nos serviços prestados à sociedade, com fiel respeito e dignidade a pessoa humana, concebendo a Polícia Militar do Estado de São Paulo como uma Instituição amiga, eficiente e presente nas questões de responsabilidade social.

Da Polícia Militar