PM realiza Mega Operação Direção Segura na Capital

Ação começa às 21h30 desta sexta-feira, 27, e termina às 4 horas de sábado, 28

sex, 27/08/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), realiza, nesta sexta-feira, 27, a “Mega Operação Direção Segura”, das 21h30 às 4 horas do sábado, 28. De acordo com o capitão Paulo Sérgio de Oliveira, do CPTran, esta é a primeira vez que a Polícia Militar realiza uma mega operação de trânsito.

Segundo o capitão Paulo, mensalmente será realizada uma megaoperação – principalmente nas sextas-feiras aos finais de semana, dias de maior incidência da combinação álcool e trânsito.

A mega operação desta sexta-feira será realizada em todas as regiões da Capital, sendo desenvolvida na área de atribuição da PM. Nela serão empregados 231 policiais militares, 101 viaturas de trânsito, 26 motocicletas e 13 guinchos distribuídos em 52 pontos. Serão 13 equipes – cada uma delas ficará responsável por quatro pontos de bloqueio diferentes – resultando, assim, em 52 locais fiscalizados no decorrer da operação.

Cada equipe de PMs permanecerá durante uma hora em cada ponto, com o intervalo de meia hora entre o deslocamento de um ponto a outro. Os lugares escolhidos são aqueles de maior concentração como bares, casas noturnas de espetáculos e entretenimento.

Objetivos da operação

A Operação Direção Segura foi implementada pela lei federal nº 11.705, de 19 de junho de 2008, e viabilizou a efetiva fiscalização, com o uso de bafômetros. A partir do combate do uso do álcool no trânsito, a meta é propiciar mais segurança aos usuários do sistema viário, refletindo, assim, na manutenção da ordem pública.  

Ao colocar a Lei Seca em prática, essa operação possibilita a diminuição da irresponsabilidade e violência no sistema de viário, poupando muitas vítimas do álcool e do trânsito. Além das infrações relacionadas ao álcool, outras irregularidades podem ser detectadas nas blitzes, como, por exemplo, a falta de licenciamento e CNH vencida.

As infrações 

Com o uso de bafômetros, os policiais conseguem identificar a embriaguez ao volante a partir da medição do nível de álcool no sangue. Quando esse índice fica de 0,0 mg/l a 0,13 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões) a incidência de álcool é tolerada e o motorista é liberado.

Quando o nível atinge entre 0,14 mg/l a 0,33 mg/l, os condutores são multados em R$ 950 e têm a habilitação suspensa por 12 meses, por dirigirem sob efeito de álcool (conforme artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro). Entretanto, quando o nível ultrapassa os 0,34mg/l, além da punição administrativa do artigo 165, o caso também é considerado crime (artigo 306), e os motoristas são encaminhados a um distrito policial por embriaguez ao volante.

Da Secretaria da Segurança Pública