PM promove mais de 9 mil policiais e cria 54 unidades

Objetivo é melhorar o atendimento da PM e aproximá-la da população

qui, 27/08/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar concluiu nesta semana, 25, a terceira e última etapa da reestruturação organizacional – processo iniciado em novembro do ano passado. O objetivo é melhorar o atendimento da PM e aproximá-la da população. No total, mais de 2 mil oficiais e 7 mil praças foram promovidos a postos e graduações imediatamente superiores. Além disso, foram criadas 54 unidades (entre Batalhões, Companhias, Grupamentos do Corpo de Bombeiros na Capital e Interior) e a nova Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Essa foi a maior promoção na história PM. 

A reformulação teve início em novembro de 2008. Naquele mês e no subsequente foram promovidos 863 oficiais (cargos de patentes acima de segundo-tenente) e 3.519 praças. Nesse processo, a Polícia Militar ainda proporcionou a ascensão na carreira para mais 917 oficiais e 2.319 praças na segunda etapa, realizada em abril de 2009. 

Neste mês, mais 1.796 policiais militares foram promovidos – sendo 525 oficiais e 1.271 praças. Entre as promoções, houve, inclusive, a ascensão de um tenente-coronel ao posto de coronel e 14 majores, por merecimento e antiguidade, ao posto de tenente-coronel. O processo foi formalizado com a publicação de um decreto governamental no Diário Oficial de sábado (22) e foi feito em etapas porque, no ano passado, nem todos os candidatos a promoção haviam feito os cursos necessários. 

Os processos de promoção foram acompanhados com a criação de 54  unidades. Segundo o comandante geral da PM, coronel Álvaro Camilo, “essas duas medidas representam a continuidade de um processo de gestão de polícia que vai melhorar o atendimento prestado à população”.

Novas unidades  

Na Capital foram criados sete novos Batalhões de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), o 48º e o 51º (zona leste), o 46º e o 50º (zona sul), o 47º (zona norte), o 49º (zona oeste) e o 45º (região central). 

Na cidade de São Paulo também foram inauguradas 14 Companhias (cinco na zona sul, quatro na zona leste, duas na zona oeste e três no centro) e um Batalhão de Choque, o 4º BPChq, que é uma divisão do 3º devido à grande diversidade de atribuições que esse último tinha acumulado. O Choque também teve a criação de uma companhia específica para escoltas, a Cia. BPChq – Escoltas.

A Região Metropolitana de São Paulo recebeu cinco novas Companhias (São Bernardo do Campo, Mauá, Taboão da Serra, Cotia e Suzano) e ainda teve as Companhias de Policiamento Ambiental da região reestruturadas, o que permitiu a criação de mais uma Companhia de Polícia Militar Ambiental na área. 

O Interior também contou com inaugurações durante essa reestruturação. Jundiaí e Araçatuba, por exemplo, receberam o 19º e 20º Grupamentos de Bombeiros, respectivamente. Já Sorocaba recebeu o 5º Batalhão de Polícia Rodoviária (5º BPRv) que irá atender 82 cidades e cobrir 3.430 quilômetros de rodovias, incluindo a Castelo Branco, Raposo Tavares e Marechal Cândido Rondon.

Além disso, mais 15 Companhias da PM foram inauguradas em 15 cidades diferentes (São José dos Campos, Campinas, Bragança Paulista, Itapira, Franca, Barretos, Catanduva, Mirandópolis, Itapetininga, Tatuí, Itapeva, Itu, Piracicaba, Hortolândia e Espírito Santo do Pinhal). Andradina e Itapetininga ainda ganharam o 2º e 4º Subgrupamento de Bombeiros, respectivamente.  

A PM também ganhou a Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, para intensificar a aproximação da corporação com os diversos segmentos sociais. A nova diretoria irá difundir políticas institucionais, desenvolver pesquisas, propor ações de ensino e promover intercâmbio cultural e técnico com entidades e sociedade.

Da Secretaria de Segurança Pública