PM prepara instrutores para Programa Educacional de Resistência às Drogas

Mais uma turma de 67 policiais concluíram o curso para atuar no Proerd

dom, 26/08/2007 - 15h22 | Do Portal do Governo

Mais 67 policiais militares concluíram na sexta-feira, 24, o curso de instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), destinado a orientar crianças de 4ª e 6ª séries. Com o programa implantado no Estado de São Paulo em 1993, a Polícia Militar busca reduzir a criminalidade pela prevenção, ajudando conscientizar os futuros cidadãos.

Durante as duas últimas semanas, os PMs tiveram aulas de toxicologia, psicologia, políticas públicas, desenvolvimento e modelos de lições do programa de prevenção e prática de ensino. “As aulas foram aplicadas por 14 policiais militares (mentores) habilitados para participar da formação, além de psicólogos, pedagogos e farmacêuticos”, informa a coordenadora do curso, a 1º tenente Adriana Roledo Belluzzo.

Além das aulas teóricas, que ocorreram na rua Voluntários da Pátria, em Santana, os PMs fizeram seu desafio final na última quinta-feira (23), quando se dividiram em nove escolas da zona norte para aplicar uma aula prática com crianças de 4ª série. Com o curso, que para alguns foi de reformulação, todos os policiais vão ensinar no próximo mês de setembro, as dez lições para crianças de 4ª e 6ª série.

Essa reformulação que quase 1.000 instrutores irão passar é devido ao novo conceito de ensino do Proerd, onde “as lições são mais adequadas para a faixa etária da criança, com a atuação e criação deles dentro da sala de aula”, comenta a coordenadora, que participou da primeira turma de formação de instrutores do Estado. Ela contou que as aulas foram aplicadas por americanos, que são os criadores do programa, e ainda por cariocas.

Intercâmbio

Duas sargentos de Roraima vieram a Capital paulista para fazer uma atualização do currículo Proerd, sobre as novas técnicas de aplicação das aulas. Participando do curso desde 2001, a sargento PM Sara Cavalcanti Alves, de 30 anos, contou que “trabalhar com crianças é bem diferente do trabalho de policiamento ostensivo, e é muito gratificante”.

Diretoria de Ensino

A Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo que é comandada pelo coronel PM Raugeston Benedito Bizarria Dias é responsável pelos projetos sociais Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) e Jovens Construindo Cidadania (JCC). Ele também cede para os cursos cartilhas, certificados e até camisetas.

A diretoria é responsável ainda pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, o Centro de Formação de Soldados, o Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores e o Centro de Capacitação Física e Operacional.

História

O início do programa ocorreu em 1983, na cidade americana de Los Angeles, com o nome Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), por iniciativa do distrito escolar local em parceria com o Departamento de Polícia. Com apoio do Departamento de Justiça, o programa atingiu os 50 estados dos Estados Unidos.

No Brasil, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) começou a ser implantado, em 1992, no Rio de Janeiro. Um ano depois estava sendo aplicado em São Paulo pela Polícia Militar, a fim de prevenir o uso de drogas entre crianças no ensino fundamental.

Seu rápido crescimento determinou a criação da Fundação D.A.R.E. América em 1987, e posteriormente a criação do D.A.R.E. Internacional. Hoje, existem 44 países adeptos do programa.

Lessandro Vendrame

Da Secretaria Estadual de Segurança Pública

(I.P.)