PM planeja criar Centros de Inteligência e Comunicação

Centros ficarão terão sede no Quartel do Comando General

ter, 27/04/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O processo de reestruturação na Polícia Militar prevê dois novos setores na corporação: os Centros de Inteligência e Comunicação. Esses setores deverão se somar à criação do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). As propostas já foram aprovadas pelo secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e aguardam o endosso do governador do Estado, Alberto Goldman.

Para ajudar o comandante geral a tomar decisões, a Polícia Militar conta com seis assessorias especializadas, chamadas de Estados Maiores, responsáveis por estudos e análises de determinadas áreas que envolvem o desenvolvimento da corporação.

Ao notar uma sobrecarga na 2ª e na 5ª Seção do Estado Maior, responsáveis por informação e comunicação, respectivamente, o comandante geral coronel Álvaro Batista Camilo, decidiu pela criação dos centros. “Isso dá continuidade ao sistema de gestão que a polícia faz”, ressalta.

Com a medida, o comandante visa organizar a atuação dos Estados Maiores e acabar de vez com a burocracia. “Os Centros de Comunicação e Inteligência ficarão diretamente subordinados ao comando”, lembra o coronel Camilo. Prova disso é que os novos setores terão sede no próprio Quartel do Comando General.

Centro de Inteligência

Com a finalidade de atuar não somente de forma ostensiva, mas também preventiva, a PM já vinha realizando estudos sobre a criminalidade. “A área de inteligência cresceu muito na Polícia Militar. No começo, ela era uma assessoria na área de informações. Hoje trabalha com análise criminal pesada, com muitos bancos de dados e sistemas de análise em programas como Fotocrim, Infocrim e Copom online”, diz o comandante.

Centro de Comunicação

A imprensa não procurará mais a 5ª Seção do Estado Maior para buscar informações sobre a corporação. “A mídia ajuda muito na transmissão da sensação de segurança, e é um dever da polícia informar o que acontece na polícia”, lembra o coronel.

Na visão do comandante, as duas áreas são estratégicas, e a reestruturação ajudarão a melhorar o serviço prestado à sociedade. “As mudanças são aperfeiçoamentos das estruturas da polícia, que visam adequar e facilitar as atividades já feitas”, diz Camilo. A PM aguarda a aprovação da proposta, para definir o efetivo e o comando dos novos centros.

Clique aqui para conhecer mais sobre o Centro de Policiamento de Trânsito (CPTran).

Da Secretaria da Segurança Pública