PM planeja a segurança da 13ª Parada do Orgulho LGBT

Expectativa é que cerca de 3 milhões de pessoas prestigiem o evento

sáb, 13/06/2009 - 11h35 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar preparou uma estrutura de segurança especial para as comemorações da 13ª Parada do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual, Transexual e Transgêneros (LGBT) de São Paulo. Desde a última quinta-feira, 11, mais de dois mil profissionais estão trabalhando para manter a ordem pública e garantir a segurança das cerca de três milhões de pessoas que devem prestigiar o evento neste ano.

No dia 14 de junho, a partir das 12h, a 13º edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo terá concentração inicial na Av. Paulista, em frente ao MASP. Diversos trios Elétricos desfilarão pela extensão da Avenida Paulista, Rua da Consolação, Praça Roosevelt e Avenida Ipiranga até o cruzamento com a Avenida São Luiz.
Segurança.

Para garantir que tudo corra bem no desfile que é considerado um dos maiores do mundo em participação popular, a PM contará com o apoio de outros órgãos públicos que estarão envolvidos diretamente na segurança do evento e de seus participantes, entre eles a Polícia Civil (Delegacia dos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, a Secretaria Municipal de Parceria e Participações e as Subprefeituras da Sé e Vila Mariana, entre outros.

Itinerário
A Parada começará na Av. Paulista, a partir do MASP, seguindo pela Rua da Consolação e chegando a Praça Roosevelt. A dispersão dos trios elétricos será pela Rua Rego Freitas e Avenida São Luiz. A interdição da Avenida Paulista ocorrerá a partir da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. As ruas paralelas estarão livres.

Três hospitais de campanha serão instalados para atendimento ao público em vários pontos do trajeto. Um localizado nas imediações do MASP, outro no recuo do Cemitério da Consolação e outro na Praça Roosevelt. Juntos os hospitais terão capacidade para 140 leitos e contarão com viaturas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e remoção.

A Polícia Militar montará Postos de Comando próximos aos hospitais e também no Cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, totalizando quatro unidades. Ao longo de todo o percurso da parada ainda haverá policiais militares em patrulhamento a pé.

Dicas da Polícia Militar:

Para maior segurança dos participantes da Parada do Orgulho LGBT, algumas recomendações devem ser seguidas:

– evite o uso de jóias e objetos de valor que chamem atenção;
– separe dinheiro para pequenas despesas;
– evite levar crianças pequenas;
– mantenha objetos pessoais como bolsas, celular e mochilas à frente do corpo;
– não leve garrafa ou copo de vidro para a Parada, prefira os descartáveis;
– dê preferência à utilização de transporte público como ônibus e metrô;
– se for de carro, procure estacionamentos credenciados.

A população também pode ajudar a Polícia Militar denunciando atos suspeitos ou ilícitos discando para 190, Disque PM (0800 0555 190), Fale Conosco PM no site www.polmil.sp.gov.br ou pelo Disque Denúncia 181.