PM participa da campanha de doação de medula óssea

Há expectativa de que supere quinhentos doadores

dom, 16/11/2008 - 14h11 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, promoverá, nesta segunda-feira, 17 de novembro de 2008, das 08h às 17h, uma campanha de coleta para o Banco de Medula Óssea do Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, dentro do Quartel da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, envolvendo efetivo voluntário em prol do aumento do Banco de Dados daquela Instituição.

A iniciativa desta ação partiu da oficialidade do órgão da Polícia Militar, que tem a missão de formar, em nível superior, os oficiais da Milícia Paulista. Há expectativa de que supere quinhentos doadores.

Tem-se percebido que o índice de encontrar um doador compatível para o transplante é muito pequeno, dentro e fora da família, mas tal índice pode ser maximizado pelo aumento do número de doadores. Sensibilizado com tal problema, o efetivo da Academia de Polícia Militar do Barro Branco irá promover a ação, que poderá beneficiar muitas pessoas.

A coleta de sangue, que será realizada por uma equipe do laboratório de hemopatologias da Santa Casa de São Paulo, compreende a retirada de pequena amostra de sangue do voluntário, o qual preencherá uma ficha cadastral, para ser localizado com facilidade. Esta amostra passará por exames, que identificarão o sangue e será colocada em um banco de dados a nível nacional. Caso o sangue do voluntário seja compatível, ele será contatado e, caso aceite, realizará o transplante de medula óssea.

Um pequeno ato de humanidade pode salvar muitas vidas, e quem sabe, a dos nossos entes mais queridos.

O local da coleta será na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, à Avenida Água Fria Nº 1923, Tucuruvi – São Paulo e para maiores informações, entrar em contato com o Setor de Assuntos Civis, pelos telefones 11-2997-7026 e 2997-7087, pelo fax 2997-7074, e ainda pelo e-mail apmbbp5@polmil.sp.gov.br.

Da Secretaria de Segurança Pública

(M.C.)