PM Ivanilda é homenageada por salvar criança de seis anos

Solenidade foi realizada no Centro de Formação de Soldados

dom, 16/09/2007 - 14h38 | Do Portal do Governo

A policial militar que salvou a vida de uma menina de seis anos de idade, com massagem cardíaca e respiração boba a boca, após uma queda no balanço da escola, foi homenageada nesta sexta-feira (14), no Centro de Formação de Soldados da PM. A soldado da 2ª Companhia do 21º BPM/Metropolitana, Ivanilda Nascimento da Silva, 37 anos de idade e quase dez anos de profissão, emociona-se até hoje ao lembrar da criança a chamando de anjo e beijando suas mãos.

O acidente ocorreu no dia 23 de agosto deste ano, quando a menina se desequilibrou do brinquedo e bateu a cabeça em uma barra de ferro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Veríssimo, em Sapopemba, zona leste da Capital. Levada para o prédio da PM, a garota já tinha vomitado muito, encontrava-se desanimada e roxa.

Durante toda a massagem cardíaca e a respiração boca a boca, a policial disse que se lembrava de seus três filhos, de 21, 17 e 14 anos.“Com o filho você se entrega, doa-se e transporta-se para trazer a vida de volta. E foi tudo o que fiz”, declara Ivanilda.

Formada em 27 de novembro de 1997, no Centro de Formação de Soldados da Polícia Militar, em Pirituba, no final do ano passado a policial havia participado do Estágio de Aperfeiçoamento Profissional (EAP), na unidade do Batalhão do Comando de Policiamento de Área Metropolitana de número 11. “Com isso, fiz o que aprendi e do jeito que tinha que ser feito. Sinto-me capacitada e realizada quanto profissional”, afirma.

Segundo o capitão Rogério Forner, 38 anos de idade, instrutor da Disciplina de Resgate e Pronto-Socorrismo, do Centro, a atualização que a soldado Ivanilda teve também foi com base na exibição do vídeo “Patrulheiro Socorrista”, produzido pela Diretoria de Ensino da PMESP.

Embora já tivesse ajudado em outras ocorrências emergenciais, a PM revela que das outras vezes não tinha sido com tanta gravidade. Portanto, em quedas desse tipo, é importante manter sempre liberada as vias aéreas, ou seja, não ficar em cima da criança e, tampouco deixar o pescoço para baixo. Além disso, manter a calma é primordial.

Entre os homenageados, estava o soldado do 2º Cl PM Cristiano, aluno do Centro, elogiado ao se sensibilizar e ajudar senhora a atravessar a rua. A ação, de acordo com o capitão Forner, despertou a atenção de policiais japoneses. Durante a homenagem, estavam presentes, familiares do homenageados, representantes do Conselho de Segurança local o Sr. Ishii, inspetor de polícia do Japão, que estão no Brasil há dois anos em um intercâmbio cultural e divulgação da filosofia do policiamento comunitário.

Acompanhada de seus três filhos e esposo, o Primeiro Tenente PM Roberto Chijo, 47 anos, Ivanilda recebeu uma homenagem como reconhecimento ao compromisso com a defesa da vida e amor ao próximo, ao salvar a criança, vítima de queda acidental. Além de um diploma entregue pelo coronel e comandante PM Paulo César Franco, do Centro de Formação, que diz da elevação da corporação junto à comunidade digna a ser seguida pelos futuros policiais militares.

Dalila Penteado

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.