PM inicia Policiamento de Trânsito na Capital

Operação aconteceu nesta terça-feira, no centro da cidade

ter, 25/09/2007 - 10h59 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h22

O governador José Serra lançou nesta terça-feira, 25, o Programa de Policiamento de Trânsito. A iniciativa visa aumentar a segurança pública no trânsito da Capital. Serão 1375 soldados da PM e 365 viaturas espalhadas por 1.011 cruzamentos da cidade com a missão de monitorar o tráfego de veículos, evitando acidentes e protegendo a população de ocorrências policiais.

“Vamos dar um salto muito importante na melhora da qualidade do trânsito em São Paulo a partir desta ação conjunta do Estado e da prefeitura”, disse o governador logo após acompanhar o desfile das viaturas da Polícia Militar que vão trabalhar no novo programa. “Isso vai representar um avanço enorme no controle do sistema de trânsito e, inclusive, para a segurança e para a direção segura dos veículos”, completou.

A PM vai destinar seu efetivo para cruzamentos de grande fluxo de veículos e com número elevado de ocorrências. “A partir de agora, a PM vai reforçar sua atuação nesses pontos, para impedir que pessoas criminosas nele atuem. Reforçar a ação preventiva e repressiva, prendendo os mal-feitores, evitando que eles simplesmente se desloquem para atuar em outros locais”, explicou o governador.

O programa será desenvolvido pelo 34º Batalhão da Policia Militar, além de equipes dos batalhões territoriais. A prefeitura da Capital vai fornecer 120 motos, além de dar apoio a toda parte técnica. “Vamos ter muitos veículos. O policiamento será extraordinariamente reforçado, articulado e coordenado”, destacou Serra. No restante do Estado, o programa será implantado de acordo com os convênios firmados com as prefeituras.

O governador declarou ainda que a presença da PMs nas ruas é essencial porque o poder dos funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), empresa da prefeitura responsável por dar mais fluidez ao trânsito na Capita, é limitado. “O fiscal da prefeitura só pode multar, ele não pode intervir no veículo, ele não pode apreender e o motorista não pode ser detido”, disse Serra.

Para o prefeito da Capital, Gilberto Kassab, este “é mais um importante avanço nas ações da prefeitura em conjunto com o governo do Estado na cidade de São Paulo”. A prefeitura deve transferir recursos para aquisição de novas viaturas e equipamentos. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Antônio Diniz.

Serra lembrou que a Secretaria de Segurança Pública vai desenvolver outra iniciativa relativa ao trânsito na Capital. Batizada de Operação Direção Segura, a campanha tem por objetivo evitar a condução de veículos por pessoas alcoolizadas e o transporte de produtos perigosos em desacordo com as normas de segurança. “O excesso de bebida na condução de veículos pode trazer danos irreparáveis, até mesmo para quem não bebe”, disse o governador.

Câmeras

O governador aproveitou para conhecer a central de atendimento de ocorrências policiais através do número telefônico 190. Após acompanhar algumas chamadas e ver o trabalho da PM com base nas imagens das câmeras de segurança, Serra disse que pretende ampliar o serviço. “Vamos ampliar muito o trabalho de câmeras de segurança na cidade de São Paulo. Este será outro trabalho de câmeras em toda a cidade com vistas ao aperfeiçoamento da segurança na rua”.

Manoel Schlindwein