PM forma segunda turma de tecnólogos em polícia

Após a concluir curso, 240 PMs conquistaram a patente de 1º sargento, a segunda mais alta entre os praças

sex, 17/09/2010 - 12h37 | Do Portal do Governo

Duzentos e quarenta policiais militares (231 homens e nove mulheres) se formaram tecnólogos em polícia, nesta sexta-feira, 17, após concluírem o Curso Superior de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Com duração de três meses, o curso foi ministrado na Escola Superior de Sargentos (ESSgt) e formou, em nível superior, policiais militares na patente de 1º sargento – a segunda mais alta entre os praças. A cerimônia de formatura foi realizada na Igreja Assembleia de Deus, no bairro do Belém, zona leste da Capital. Esta é a segunda turma de tecnólogos formada pela Escola Superior de Sargentos. Na primeira, em 24 de junho deste ano, 259 policiais graduaram-se como 1º sargento.

O Curso Superior de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública foi dividido em três módulos: as áreas Geral, Jurídica e Profissional. Durante 534 horas, os sargentos tiveram aulas de diversas disciplinas, como Psicologia da Liderança, Gestão Contemporânea da Qualidade, Doutrina de Polícia Comunitária, e Tiro Defensivo na Preservação da Vida “Método Giraldi”, entre outras.

Nível superior

De acordo com o decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, de reconhecimento da Lei Complementar Estadual 1.036/2008, todos os cursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo são de nível superior. A lei é específica para a PM, dadas as peculiaridades da profissão, de acordo com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB).

Com o reconhecimento, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) mudou sua denominação para Escola Superior de Sargentos.

Certificações e prêmios

A ESSgt conquistou a certificação ISO 9001 em Sistema de Gestão da Qualidade, em 2007; e ISO 14001 em Sistema de Gestão Ambiental, em 2004. Além disso, conquistou o Prêmio Paulista da Qualidade na Gestão em grau bronze por três anos consecutivos – 2007, 2008 e 2009 -, além do Prêmio de Gestão, da Revista Banas Qualidade, nos anos de 2006 e 2007.

Preocupada com a preservação do meio ambiente, a Escola Superior de Sargentos também recebeu o Selo Verde da ONG Ecolméia pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis, e o reconhecimento da Secretaria da Saúde pelo Ambiente Livre de Tabaco.

Da Secretaria da Segurança Pública