PM fiscalizará comércio irregular em mais cinco subprefeituras

Operação será implantada nas subprefeituras de Santana, Vila Mariana, Pinheiros, Lapa e Casa Verde

qui, 27/05/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar e a prefeitura de São Paulo firmaram na quarta-feira, 26, convênio que ampliará a fiscalização do comércio irregular de ambulantes. O anúncio foi feito pelo prefeito Gilberto Kassab, durante vistoria da fiscalização na região da rua 25 de Março, na região central. A operação também será feita nas regiões das subprefeituras de Santana, Vila Mariana, Pinheiros, Lapa e Casa Verde. Além disso, a fiscalização nas regiões das subprefeituras da Sé, Mooca e Santo Amaro será ampliada.

“A partir da próxima segunda-feira, 31, teremos 1.270 homens da PM nesta Operação Delegada. Ela engloba oito subprefeituras, totalizando quase 100 localidades da cidade. E vamos continuar ampliando essa iniciativa”, destacou o prefeito. “A Polícia Militar tem interesse na ampliação da parceria, que reduziu a criminalidade na 25 de Março em 80%”, afirmou o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, que acompanhava o prefeito.

O novo convênio inclui a fiscalização na rua Domingos de Moraes, avenida Jabaquara, rua Pedro de Toledo, rua Borges Lagoa, estações do metrô e hospitais (Vila Mariana); ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio, Largo da Batata (Pinheiros); rua 12 de Outubro e Estação Barra Funda do Metrô (Lapa); avenida Parada Pinto e imediações do Centro de Tradições Nordestinas (Casa Verde); e rua Voluntários da Pátria (Santana). As operações serão intensificadas na rua 25 de Março (Sé), Largo da Concórdia (Mooca), rua José Paulino (Sé), e Largo 13 de Maio (Santo Amaro); e ainda contemplará o entorno da Santa Ifigênia, Florêncio de Abreu e Centro Velho (Sé) e rua Oriente (Mooca).

Durante a vistoria nas imediações da rua 25 de Março, Kassab observou as melhorias realizadas pela operação. “Aqui, as pessoas podem circular tranquilamente, fazer suas compras, sabendo que há segurança e que ela vai continuar melhorando”, afirmou.

O convênio

A operação, iniciada em 2 de dezembro de 2009, foi realizada a partir de um convênio entre a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, e o Governo do Estado. Policiais militares, em dias de folga, passaram a fiscalizar os ambulantes que trabalhavam irregularmente na rua 25 de Março e adjacências. Cerca de 250 policiais militares, divididos em três turnos, patrulham a área das 6 às 19 horas. A iniciativa foi estendida para o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, em 8 de dezembro passado. Em 13 de janeiro, os policiais militares passaram a atuar no Largo da Concórdia; e, em 6 de abril, a operação foi estendida à rua José Paulino e imediações.

A Operação Delegada é uma oportunidade para policiais militares que queiram usar seus dias de folga para complementar a renda familiar. Os PMs podem trabalhar até 96 horas por mês na operação. O salário, pago pela prefeitura é de R$ 12,33/hora para praças, e de R$ 16,45/hora para oficiais.

Os policiais que participam da Operação Delegada cumprem escalas feitas pela PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica. “É uma grande valorização dos policiais”, resume o comandante geral da PM, coronel Camilo.

Por todas essas vantagens, há grande interesse entre os policiais militares em participar da Operação Delegada na Capital. “O convênio veio para ficar”, assegura o coronel Camilo, “independente da esperada melhoria do ambiente, com redução da criminalidade”.

Balanço 

Desde o início da operação na região da rua 25 de Março, o número de ocorrências criminais na área caiu 80%. Os roubos de carga caíram 91%. Roubos diminuíram 59%. Os furtos de objetos caíram 20% e houve diminuição de 29% no furto de veículos. Por dia, são apreendidos, em média, 400 sacos de mercadorias contrabandeadas. Em quatro meses de convênio a PM já apreendeu 47,6 mil mídias falsificadas.

Na região do Largo da Concórdia, que abrange as ruas Barão de Ladário e Maria Marcolina, comparando os três primeiros meses deste ano ao mesmo período de 2009, a região apresentou queda de 43,7% no registro de roubos e 12,5% no de furtos. A diminuição da criminalidade é notória em algumas ruas como a Rangel Pestana, que apresentou diminuição de 80% nos roubos e 28% nos furtos.

Da Secretaria da Segurança Pública