PM faz planejamento para uma final pacífica da Copa Libertadores

Entre os focos estão o deslocamento da torcida com segurança e a preservação do patrimônio público

ter, 03/07/2012 - 20h03 | Do Portal do Governo



Para a aguardada final da Copa Libertadores da América 2012, entre Corinthians e o time portenho Boca Juniors, o esquema tático de segurança da Polícia Militar do estado de São Paulo contará com aproximadamente 700 homens atuando diretamente no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. O estádio estará com lotação máxima de mais de 37 mil pessoas.

Segundo o Tenente Coronel do 23º Batalhão da Polícia Militar, Walmir Martini, só o policiamento diário conta em torno com 250 homens, com apoio da cavalaria e do 2º Batalhão de Choque. O Tenente Coronel explica que “o planejamento é feito a partir do momento em que se tem notícia do evento e a perspectiva de quantidade de público, e se há riscos”. 

Acrescenta, ainda, que para esse jogo, a expectativa é de sair um pouco da normalidade, pelo fato de ser praticamente jogo de uma só torcida. Então, ao contrário da preocupação comum de segurança envolvida em um clássico, de confronto entre torcidas rivais, por exemplo, o foco em uma final de Libertadores é outro: “ao invés de evitar brigas, queremos evitar depredações do patrimônio público e queremos que a torcida se desloque com segurança”.

Quase todo o efetivo da Polícia Militar estará nas ruas para a segurança desse jogo que terá reflexos em toda a cidade. A princípio, nenhuma rua ou avenida será interditada e haverá reforços nos metrôs Barra Funda, Clínicas, Marechal Teodoro e Itaquera, além de acompanhamentos nas vias de acesso Dr. Arnaldo, Sumaré, Barra Funda, Rebouças e Paulista.

O percurso de ida e vinda da sede da Gaviões da Fiel até o Pacaembu também estará protegido pelo 23º Batalhão da Polícia Militar.

Do Portal do Governo do Estado