PM faz operação de combate a roubo no Natal

Policiamento é reforçado em áreas de grande comércio

ter, 23/12/2008 - 14h06 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar realiza em todo o Estado de São Paulo a Operação Papai Noel para intensificar o policiamento em áreas de grande comércio, quando as lojas permanecem abertas além do horário habitual. O objetivo é coibir roubos e furtos.

Os comandos de policiamento do interior, das macrorregiões e da capital definiram locais específicos de patrulhamento e o efetivo de policiais conforme as necessidades de cada local.

O resultado tem sido a substancial queda no número de latrocínios no Estado. Em 1999, dos meses de janeiro a setembro, o total de crimes desse tipo foi de 213 na capital, 127 na Grande São Paulo, e 500 em todo o Estado. No mesmo período deste ano, houve 51 latrocínios na capital (queda de 76%), 40 na Grande São Paulo (menos 68,5%) e 195 no Estado (redução de 61%).

Capital – Na capital, a Força Tática e as Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) se distribuem nas regiões mais visadas (bancos, shoppings e em grandes eventos, como a Super Casas Bahia, na zona norte). Segundo a PM, a movimentação nesse local chega a 20 mil pessoas por dia.

Em uma cidade com trânsito tão intenso como a de São Paulo, a Rocam se torna aliada fundamental na prevenção e no combate ao crime. Segundo o tenente Pedro Luís de Souza Lopes, a Rocam está basicamente dividida em dois grupos de atuação. O primeiro encarrega-se de fiscalizar grandes corredores da cidade, normalmente utilizados para fuga, enquanto o segundo grupo atua em áreas específicas – Rua 25 de Março e a Super Casas Bahia, e nas saídas da cidade durante o período de férias.

De acordo com os registros oficiais, 95% dos latrocínios ocorrem quando há reação da vítima. “Mesmo não sendo intencionalmente, movimentos bruscos podem ser interpretados pelo bandido como reação”, esclarece o tenente Pedro Luís. Ele ressalta que é muito importante, em caso de roubo, deixar braços e mãos sempre ao alcance da visão do criminoso.

Dominó e Desarmamento

A Polícia Militar mantém ainda em conjunto as operações Dominó e Desarmamento. A primeira fiscaliza motos, principalmente com dois ocupantes, em regiões com grande número de agências bancárias ou movimentação de comércio, já que a motocicleta é o veículo mais utilizado para a prática de roubo, por causa de sua facilidade de fuga. A Operação Desarmamento tem o objetivo de tirar armas de fogo das mãos de cidadãos que não tenham porte ou com armas ilegais.

Litoral e interior

O Comando de Policiamento do Interior-6 colocará à disposição da população do litoral sul e do Vale do Ribeira quatro policiais militares motorizados da 1ª Companhia e seis policiais das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).

Os PMs trabalharão em regime de 12 x 36 horas. Folgas e licenças-prêmios estarão suspensas. A região de Presidente Prudente, com 846 mil habitantes, em 54 municípios, terá acréscimo de 10% no efetivo do Comando de Policiamento do Interior-8.

A operação estará nas principais áreas comerciais dos municípios que concentram maior número de estabelecimentos. Os policiais trabalharão das 9 às 22 horas, e os do efetivo administrativo se revezarão em serviço extraordinário.

Cuidado na hora das compras

• Evite andar com jóias ou bijuterias de aspecto valioso. Além de atraírem ladrões, poderão causar ferimentos em caso de tentativa de assalto. Nunca reaja, pois o ladrão quase sempre tem cobertura à espreita

• Evite sair com grande soma de dinheiro no bolso e manuseá-lo na presença de estranhos. Se for necessário levar muito dinheiro, divida-o em vários bolsos

• Não carregue na bolsa objetos valiosos e documentos sem necessidade

• Bolsas e sacolas de compras devem ser transportadas próximas ao corpo e do lado de dentro da calçada, protegidas sob o braço

• Procure não transitar em locais mal iluminados, mesmo para cortar caminho

• Ao retirar dinheiro do banco ou do caixa eletrônico, guarde-o com cuidado, em local discreto. Não conte as cédulas em público. Ao sair de um banco, verifique se não está sendo seguido. Se achar que sim, atravesse a rua várias vezes para se certificar. Ao confirmar as suspeitas, dirija-se rapidamente a local com concentração de pessoas. Não hesite em pedir auxílio da PM pelo telefone 190

• Ao fazer compras, tenha cuidado principalmente se for loja que reúne multidões. A bolsa deve ser mantida junto ao corpo, com o fecho virado para o lado de dentro

• Evite comprar sozinho. Leve sempre companhia, é mais seguro

Da Secretaria da Segurança Pública