PM fará operação especial no GP Brasil de Fórmula 1

No domingo, mais de 1,6 mil policiais vão monitorar público ao redor do autódromo

sex, 16/10/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM) planejou uma operação especial para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que será realizado nesse domingo, 18, no autódromo de Interlagos, na capital paulista. Durante esta semana, mais de 4 mil policiais, 120 cavalos, nove aeronaves e em torno mil viaturas já estão nas ruas próximas ao local do evento para assegurar a tranqüilidade antes e durante a prova.

O planejamento contou com a integração de vários órgãos públicos como CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), GCM (Guarda Civil Metropolitana), Subprefeitura, Polícias Civil e Científica, organizadores do evento e moradores da região. Policiais treinados estarão a postos para instruir os estrangeiros – haverá intérpretes de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês. As crianças acima de cinco anos são bem-vindas ao evento já que a legislação permite o acesso delas acompanhadas dos pais.

No domingo, a corporação terá 1,6 mil homens nas ruas e mais de 300 carros policiais, 40 cavalos e três aeronaves. O objetivo dessa operação é monitorar a área interna e, principalmente, a área externa do autódromo, e garantir total apoio ao turista e freqüentadores do espetáculo. A PM empregará os programas de rádiopatrulhamento, ronda com motocicletas e a Força Tática para prevenção e atuação imediata se necessária.

Na entrada do local da prova, haverá revista de todos os visitantes. É permitido somente, em caso de mal tempo, levar capa de chuva. Qualquer objeto pontiagudo – como guarda-chuvas, estiletes, garrafas de vidro, latas de cerveja – será recolhido. A PM, que vai apoiar o policiamento de trânsito a ser realizado pela CET, ressalta que bafômetros serão espalhados nas imediações do autódromo para fiscalizar a lei seca.

Dicas

A PM recomenda que os visitantes priorizem o transporte coletivo. A CPTM montou um esquema especial para atender à demanda. A estação mais próxima está a 600 metros do local da prova. A SPTrans também elaborou um plano específico para o evento, com ônibus saindo dos principais shoppings da capital. Por fim, a PM recomenda que os visitantes utilizem protetores de ouvido e ingiram bastante líquido em caso de calor.

Da Secretaria de Segurança Pública e do Portal do Governo do Estado de São Paulo