PM fará cinco megaoperações neste feriado prolongado

Estrutura terá 19,3 mil PMs, 7,2 mil viaturas, seis helicópteros, além de cães e cavalos

qua, 22/06/2011 - 14h30 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar está preparando cinco megaoperações para o feriado de Corpus Christi a partir desta quarta-feira, 22, com o jogo pela final da Copa Libertadores da América, na capital, e terminarão à meia-noite de domingo, 26, com o retorno dos paulistanos que forem passar o final de semana prolongado no litoral e no interior. Além do jogo, dois grandes eventos movimentarão a cidade: a Marcha para Jesus e a 15ª Parada do Orgulho LGTB. A Polícia Militar reforçará o policiamento com 19,3 mil homens, 7,2 mil viaturas e seis helicópteros Águia.

O final de semana prolongado do feriado de Corpus Christi vai começar mais cedo para a PM. Nesta quarta-feira, 22, será realizada uma operação especial para a final da Copa Libertadores da América, entre as equipes do Santos e do Penãrol (Uruguai), no Estádio do Pacaembu, na zona oeste da capital.

Serão mobilizados 321 policiais do Comando de Policiamento da Capital (CPC), no qual contarão com o apoio de 51 viaturas de quatro e duas rodas. O 2º Batalhão de Choque irá auxiliar no policiamento interno e na entrada dos torcedores, com 300 policiais e 10 viaturas. Dois helicópteros Águia irão trabalhar monitorando as torcidas e as imediações do estádio. O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) empregará 37 policiais e 30 viaturas para cuidará da fluidez do trânsito, travessia de pedestres e segurança nas principais vias de acesso ao estádio.

Operação Visibilidade

Enquanto os torcedores lotam o Estádio do Pacaembu, a Polícia Militar inicia, simultaneamente, uma operação nas principais rodovias do Estado de São Paulo. Segundo estimativa da PM, 3,5 milhões de pessoas devem pegar a estrada nesse feriado prolongado. As entradas e saídas da Capital, assim como os acessos para as principais cidades do interior e litoral, terão reforço no policiamento em um raio de até 150 km, com mais de 16 mil policiais militares e 6,8 mil viaturas. Um helicóptero Águia auxiliará as equipes terrestres. A Operação Visibilidade será realizada nesta quinta, 22, na sexta-feira, 23, e no retorno do feriado, no domingo,26.

Marcha para Jesus

Nesta quinta-feira, 23, feriado de Corpus Christi, a PM realiza a Operação Marcha para Jesus, que acompanhará, às 10h, a saída dos evangélicos no Metrô Tiradentes, na Luz, seguindo em direção ao Campo de Bagatelle, em Santana, na zona norte. A estimativa é que 2,8 milhões e evangélicos participem da marcha, que terá trios elétricos e apresentação de bandas.
A operação contará com 400 policiais dos Comandos de Policiamento de Área Metropolitano 3 e 1 (CPA/M-3 e CPA/M-1). Além disso, um helicóptero Águia, 260 alunos sargentos da Escola de Soldados e 80 policiais da Tropa de Choque irão ajudar na segurança durante todo o percurso do evento.

Parada LGBT

Também nesta quinta-feira, 23, começam partes dos festejos da Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), mais conhecida como Parada do Orgulho Gay, que receberá atenção especial da PM. Às 11h começa a Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú, na regiião central da Capital. Na sexta, 24, ocorrerá o 11º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, no Largo do Arouche, também no centro de São Paulo. No sábado, 25, será comemorado o 11º Gay Day, no Playcenter, na Barra Funda, segundo programação no site do LGBT.

A Parada Gay está marcada para domingo, 26, na avenida Paulista, com maior movimentação na parte da tarde. Nos anos anteriores, o público estimado foi superior a dois milhões de participantes. Para garantir a segurança dos participantes do evento, a Polícia Militar contará com 1,4 mil policiais, 120 viaturas e 120 homens da Tropa de Choque, além de um helicóptero Águia.

Brasileirão

No domingo, 26, também será a realizado o jogo entre o Corinthians e o São Paulo, pela sexta rodada do Brasileirão, no Estádio do Pacaembu. A partida de futebol contará com 360 policiais militares, 140 viaturas e um helicóptero Águia.

Da Secretaria da Segurança Pública