PM entrega nova sede para a Base Comunitária Noroeste

Unidade atende 16 bairros com serviços de Radiopatrulhamento, Ronda Escolar e Policiamento Comunitário

sex, 27/08/2010 - 14h02 | Do Portal do Governo

A Base Comunitária de Segurança Noroeste, em Bauru, sob responsabilidade do 4º Batalhão de Polícia Militar do Interior (4º BPM/I), ganhou, na manhã desta sexta-feira (27), uma nova sede, instalada na avenida Pinheiro Machado, na Vila São Sebastião. O secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, acompanhados do coronel Pedro Batista Lamoso, comandante do Policiamento do Interior 4 (CPI-4), participaram da solenidade de inauguração da base, que atende 16 bairros de Bauru, prestando serviços de Radiopatrulhamento, Ronda Escolar e Policiamento Comunitário.

Para executar a obra, o Governo do Estado investiu R$ 235,9 mil. A nova sede conta com salas de atendimento ao público e de administração, sala do comandante, refeitório, alojamentos feminino e masculino, e banheiros.  O prédio foi erguido em um terreno de 275m², doados pela Prefeitura de Bauru, e possui 154,77m² de área construída.

De acordo com o CPI-4, a Base Noroeste funcionava provisoriamente em duas salas cedidas pelo Centro Social Urbano de Bauru, mas o imóvel não atendia as necessidades de uma Companhia de Polícia. Por isso, o Governo do Estado investiu na construção de uma sede para a base, já que a filosofia de Policiamento Comunitário, expandida pela Polícia Militar, tem ajudado a diminuir a criminalidade em todo o Estado de Paulo. O Policiamento Comunitário visa ampliar a interação entre a população e a Polícia Militar, além de difundir o respeito aos direitos humanos.

A Base Noroeste atende 16 bairros: Jardim Bela Vista, Jardim Vânia maria, Vila Santa Edwirges, Santa Fé, Fortunato Rocha Lima, Parque Jaraguá, Nove de Julho, Jardim Andorfato, Distrito Industrial III, Rosa Branca, Jardim Prudência, Jardim da Grama, Santa Filomena, Nova Esperança, Bauru XVI e Tibiriçá.

Bases Comunitárias

Somente em Bauru exitem sete Bases Comunitárias de Segurança e uma Base Comunitária de Segurança Distrital – na qual o policial mora e fica à disposição da comunidade 24h por dia. Em todo o CPI-4, de acordo com a Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, existem 17 Bases Comunitárias de Segurança e cinco Bases Comunitárias de Segurança Distrital.

Da Secretaria da Segurança Pública