PM encerra a segunda fase da Operação Saturação

Presença da polícia na zona leste da capital diminui casos de roubos e furtos

sex, 19/09/2008 - 16h02 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo encerra nesta sexta-feira, 19, a 11ª Operação Saturação por Tropas Especiais, realizada na Área de Interesse de Segurança Pública Jardim Rio Branco, zona leste da capital, ocasião em que a operação passa a ser realizada a cargo do policiamento territorial.

Este trabalho implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, mostrou força adequada para desestruturar o tráfico de drogas, além de estreitar laços da comunidade com a Polícia.

O objetivo da operação é o combate contínuo ao tráfico de drogas, roubos, furtos e prevenção de crimes relacionados às drogas, tais como porte ilegal de armas, porte de entorpecentes, homicídio, receptação entre outros. Com isto proporcionar o aumento da segurança da população local.

A operação teve início no dia 12 de junho com ocupação tática e planejamento técnico, empregando 678 policiais militares, 208 viaturas e 74 animais para levar segurança à população. O balanço da operação, que completa nesta sexta 99 dias,  é o seguinte:

  • 50.170 buscas pessoais
  • fiscalizalização de 884 estabelecimentos comerciais
  • vistoria em 8.295 veículos e 13.407 motos.
  • 46 ocorrências de tráfico de entorpecentes, 6 de porte de entorpecentes e 7 de porte ilegal de arma.
  • Apreensão de 203,426 kg de entorpecente, 24 armas de fogo e 640 munições. Também foram apreendidos explosivos.

Como conseqüência dessas ocorrências, 141 pessoas foram presas em flagrante delito e 31 foragidos da justiça foram recapturados.

A Polícia Militar, com apoio do Centro Odontológico, atendeu crianças entre cinco e doze anos que realizaram tratamento odontológico gratuito, e realizou 1.503 procedimentos clínicos, efetuou demonstrações com a participação do Regimento de Polícia Montada “9 de Julho”, Canil e Corpo Musical da Polícia Militar, atingindo um público de 18.400 pessoas.

As palestras desenvolvidas pelo Centro Odontológico da Polícia Militar, Comando de Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros foram levadas a 3.032 pessoas da comunidade local.

Como resultado, comparando-se os períodos de 90 dias antes da operação e 90 dias após desta, a PM constatou queda em:

  • roubo (27%)
  • homicídio doloso (33%) 
  • furto de veículo (33%)
  • roubo de veículo (62%)

A justificativa é o aumento da notificação de casos por causa da presença do Estado e credibilidade na Polícia.

Da Secretaria de Segurança Pública