PM de SP terá mais 1,9 mil policiais e 910 viaturas

Efetivo e novas viaturas serão divididos entre capital, Grande São Paulo e interior

qui, 29/11/2007 - 20h46 | Do Portal do Governo

A população de São Paulo passou a contar com mais 1.400 homens da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira, 29, com a formatura de mais uma turma de soldados, em cerimônia no Vale do Anhangabaú, no centro da capital. Em todo o Estado serão 1.914 novos policiais.

“Na minha gestão já admitimos 5.400 policiais militares, homens e mulheres. Portanto, estamos reforçando o aparato de segurança em São Paulo de uma maneira bem sólida. Porque esses PMs que hoje vão para as ruas estudaram durante um ano, um curso difícil, de maneira que vamos ter cada vez mais uma polícia melhor”, observou o governador José Serra, que participou da formatura.

O governador acrescentou que o novo efetivo será distribuído da seguinte forma: 475 policiais para a Grande São Paulo, 803 para a capital e 636 para o interior. Só neste ano, a Polícia Militar formou 5.421 soldados; todos encaminhados a 177 municípios paulistas.

Novas viaturas

Além dos novos policiais, o governo do estado investiu mais de R$ 32 milhões na compra de 910 viaturas que reforçarão a frota da Polícia Militar existente em todo o Estado. Somente para a Ronda Escolar e o policiamento de Radiopatrulha serão 666 viaturas. Já o Patrulhamento Rural terá 15 Paratis, e mais 229 Blazers para a Força Tática.

Na Capital serão entregues 298 viaturas. Quanto ao efetivo, serão distribuídos 803 homens. No caso da Grande São Paulo serão 185 viaturas e 475 homens. Outras 427 viaturas serão enviadas ao interior com mais de 630 soldados.

 “Com os anúncios de hoje, a Grande São Paulo e o interior do Estado certamente estarão mais bem policiados”, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão.

Formatura

A mais recente turma de formandos elegeu como paraninfo o presidente da Fiesp (Federação das Industrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf. Os formandos também prestaram uma homenagem a dois importantes personagens da Polícia Militar: o capitão reformado da PM Gino Struffaldi, presidente da “Sociedade Veteranos de 32” e o professor José Carlos de Barros Lima, presidente da mesma instituição.

Denominada “Heróis de 1932”, a turma de soldados homenageia a Revolução Constitucionalista – que completa este ano seu Jubileu de Diamante (75 anos) com uma série de atos alusivos ao evento, visando manter vivos os ideais democráticos, legalistas e civilistas de 32.

O curso de formação de soldado, iniciado em 6 de novembro de 2006, foi dividido em dois módulos: básico e especializado; com duração de 36 e 19 semanas, respectivamente. Durante o período, esses policiais foram preparados para o trabalho e passaram por um intenso aprendizado sobre Direitos Humanos, Penal, Penal Militar, Civil e Administrativo, Juizados Especiais Criminais, Sociologia, Psicologia e Dinâmica de Grupo, Comunicação e Expressão, Medicina Legal e Criminalística, Princípios Básicos e Fundamentos de Qualidade Total, Organização Constitucional, Resgate e Pronto-Socorrismo, Educação Institucional, Preparação Básica de Polícia Ostensiva, Tiro Defensivo-I, Doutrina de Polícia Comunitária, Polícia Ostensiva e Educação Física.

Dentro do Módulo Especializado de Policiamento Comunitário, os 1.914 novos soldados estudaram Comunicação Operacional, Escrituração Básica de Polícia Ostensiva II, Manutenção e Condução de Viatura Policial II, Tiro Defensivo II, Juizados Especiais Criminais, Ações de Polícia Ostensiva, além de Educação Física.

Cleber Mata e Manoel Schlindwein com secretaria da Segurança Pública

(I.P.)