PM de Marília inicia a 9ª edição da campanha “Faça uma Criança Feliz”

O período de arrecadação de brinquedos vai até o próximo dia 26 de setembro

qui, 11/09/2008 - 17h34 | Do Portal do Governo

Com a proximidade do Dia das Crianças, ajudar quem precisa é essencial para que o sonho de ganhar um brinquedo se torne realidade. Muitas crianças aguardam ansiosas por um presente. Mas, infelizmente, nem todas comemoram plenamente o seu dia. Pensando nisso, policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), de Marília, se mobilizam, bem como a toda sociedade, para arrecadar brinquedos e tornar realidade o sonho de muitas crianças que moram na região.

A idéia de arrecadar os brinquedos foi dada pelo tenente Edson Shiguemitsu Tiba, que via na data uma oportunidade para ajudar crianças carentes da região. Com isso, começou a mobilizar outros policiais, e a comunidade também passou a ajudar. Este ano, a Campanha realiza sua 9ª edição e tem como meta entregar cinco mil kits.

A Campanha

O período de arrecadação de brinquedos novos e usados (em bom estado) vai até o próximo dia 26 de setembro. Quem quiser colaborar pode entregar a doação no quartel do 9º BPM/I, bem como nas escolas estaduais, municipais e particulares que se solidarizam com a campanha. A 1ª, 3ª e 5ª Cias da PM e a TV Marília também são postos de arrecadação.

“O prazo estabelecido vai até o dia 26 de setembro, para que dê tempo de todos os brinquedos serem lavados, consertados e divididos e embalados”, conta o tenente Tiba, que leva para sua casa os ursos de pelúcia e bonecas que precisam ser lavados. As roupas para bonecas são confeccionadas por uma senhora conhecida dele. Os brinquedos que necessitam de conserto vão para a ‘Oficina do Brinquedo’, também idealizada pelo tenente. A maior dificuldade, entretanto, é conseguir pilhas para testar todos os brinquedos.

Depois que tudo está pronto, os policiais dividem os brinquedos e montam kits. No ano passado, quatro mil kits foram distribuídos em entidades assistenciais, associações de bairros e nos hospitais da cidade. O diferencial desta campanha, entretanto, é que são os próprios policiais que entregam, em mãos, os brinquedos para as crianças. “Fazemos as entregas com os policiais fardados. As crianças pulam de alegria, conversam e acabam perdendo o medo da gente. Cria-se uma relação de amizade e confiança. Elas nunca esquecerão o policial entregando o brinquedo”, explica o tenente Tiba.

A Entrega

A entrega dos brinquedos é feita durante toda a semana do Dia das Crianças. No dia 12, os policiais, acompanhados por um palhaço, vão aos hospitais entregar o presente.

O importante, conforme ressalta Tiba, é que todos sabem onde vão parar os brinquedos. Prova disso é que a comunidade visita o quartel e ajuda na campanha. “Mais importante ainda, é ver o trabalho reconhecido no sorriso das crianças ao receberem os brinquedos, quando tudo o que fazemos além do expediente ganha mais significado”, complementa o tenente.

Jennifer Arrivabem, da Secretaria Segurança Pública

(M.C.)