PM cria projeto social dirigido às crianças de São Sebastião

Buscapé oferece aos moradores de Boiçucanga aulas de informática, higiene pessoal e meio ambiente

sáb, 24/11/2007 - 11h12 | Do Portal do Governo

Policiais militares do Distrito de Policiamento Fixo de Boiçucanga, em São Sebastião, no litoral norte do Estado, criaram no mês de julho o Projeto Buscapé. A iniciativa é direcionada às crianças de 8 a 12 anos do bairro de Boiçucanga, que recebem aulas de informática com ênfase para os valores sociais, sobre o aspecto meio ambiente e saúde e valores pessoais – higiene dental, entre outras.

O coordenador administrativo do projeto, segundo-tenente Daniel Lemes Garcia, afirma que os objetivos principais são “a inclusão social das crianças e a aproximação da comunidade com a polícia”. Os PMs desse distrito são subordinados à 1a Companhia do 20o Batalhão do Interior.

Os inscritos no programa recebem duas aulas semanais, com duração de duas horas, na sede do distrito. Garcia explica que as atividades ocorrem pela manhã ou à tarde, com o cuidado de não prejudicar a ida à escola comum.

Graças às doações particulares, os policiais conseguiram dez computadores, uma TV e um aparelho de DVD. Participam do programa 60 jovens e seis voluntários. “No final do ano, começarão as aulas de judô e ciclismo. Estamos aguardando apenas os quimonos, os tatames e mais 20 mountain-bikes”, afirma o tenente, que tem planos de acrescentar, no começo de 2008, o ensino de inglês e de espanhol para as crianças.Fila de espera – Outro aspecto importante da iniciativa está relacionado à continuidade. “Quando a criança completa 12 anos, pode participar das competições esportivas que organizamos ou até mesmo se tornar monitora do projeto”, explica Garcia. Além das 60 crianças que integram o projeto (30 de manhã e 30 de tarde), outras 20 aguardam na fila”, diz o coordenador. Os participantes são, em geral, pessoas carentes e humildes, filhos de faxineiras e caseiros que trabalham na cidade litorânea. “Mas há também alguns filhos de comerciantes locais. Não fazemos distinções sociais”, afirma o tenente.

O programa leva o nome de outra ação social da PM de São Sebastião, o Projeto Ciclismo Buscapé, idealizado em 2001 pelo soldado Willian Freitas, também participante da iniciativa atual. O primeiro visava a ensinar as crianças carentes da região a andar de bicicleta e a conhecer as normas de segurança e bem-estar no trânsito. A idéia não teve continuidade, mas serviu de inspiração para os criadores do Projeto Buscapé.

Realizada em parceria com a Rádio Comunitária Costa Sul e com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Costa Sul, a idéia é expandir a iniciativa, no próximo ano, para a Barra do Una, Praia de São Sebastião, onde há outro posto do Distrito de Policiamento Fixo. Além de aumentar o número de crianças, o tenente espera elevar o total de aulas semanais de duas para quatro, entre segunda e quinta-feira.

Por Lucien Adedo, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública

(C.C.)