PM capacita multiplicadores de Polícia Comunitária

Aula inaugural do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária foi realizada na Academia do Barro Branco

seg, 02/08/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Da Cidade da Guatemala até o Arroio Chuí, cruzando o Canal do Panamá, atravessando a Amazônia e passando por todo o Brasil, homens formados pela Polícia Militar de São Paulo estão divulgando a cultura e a filosofia da Polícia Comunitária.

Essa ação é resultado de uma parceria firmada em 2008 entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Até agora já foram capacitados 319 multiplicadores, sendo 54 de cinco países da América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua), 45 de São Paulo e 220 de 11 estados brasileiros (Acre, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) , que possuem um acordo de cooperação com a polícia de São Paulo.

Os multiplicadores formados atuam como professores em cursos de formação de promotores de Polícia Comunitária. Por ano, a Senasp estimula a realização de dez cursos de formação de promotores, formando até 50 pessoas em cada um deles. Também é realizado um curso de multiplicadores por ano em cada Estado.

Para dar continuidade a este trabalho de formação de multiplicadores de Polícia Comunitária, a Polícia Militar do Estado de São Paulo promoveu nesta segunda-feira, 2, a aula inaugural do Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), no bairro da Água Fria, em São Paulo.

O curso pretende capacitar Policiais Militares, Civis e Guardas Municipais a organizar a ordem pública, orientados pela filosofia de polícia comunitária. Através disso eles atuarão na mobilização social das lideranças comunitárias.

Nesta edição estão inscritos 50 alunos, sendo 15 oficiais da Polícia Militar; 13 inspetores de guardas civis; quatro delegados da Polícia Civil e 18 líderes comunitários, como integrantes da Secretaria da Justiça, do Instituto Sou da Paz, membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), entre outras instituições.

Com duração de 80 horas aula, o curso é coordenado pela Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da Polícia Militar. As aulas serão ministradas por oficiais da PM já habilitados como multiplicadores.

O que é a Polícia Comunitária

É uma filosofia e uma estratégia organizacional da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Permite uma nova parceria entre a população e a polícia, baseando-se no conceito de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas. Com isso, pretende melhorar a qualidade de vida nas áreas de policiamento.

Da Secretaria da Segurança Pública