PM abre 90 vagas para o Curso de Formação de Oficiais

Período de inscrição vai das 10h do dia 20 de junho até as 16h de 19 de julho

dom, 19/06/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Vunesp abre às 10h da segunda, 20, o período de inscrições para disputar as 90 vagas do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB). O salário inicial para os alunos-oficiais é de R$ 2.203 e os aprovados devem tomar posse no dia 7 de fevereiro de 2012. O curso, que equivale ao Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, teve o edital publicado no Diário Oficial do Estado.

Este ano, pela primeira vez, homens e mulheres disputarão todas as vagas. Até o ano passado havia uma quantidade definida de vagas para homens e mulheres. A conquista se deve à extinção dos quadros masculino e feminino e respectiva criação do Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) proposta pelo governador Geraldo Alckmin no dia 12 de maio – e aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em forma de projeto de lei complementar nº 34/2001, no dia 1º de junho.

A aprovação da Alesp também contempla o Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM). No ano passado, 10.837 candidatos se inscreveram para para disputar as 90 vagas (30 para mulheres e 60 para homens), uma média de 120,41 candidatos/vaga. Este ano, com a unificação de ambos os quadros, a expectativa é de aumento da participação das mulheres no concurso.

Inscrições e prazos

As inscrições para o vestibular da Fundação Vunesp, que selecionará os candidatos a oficiais, podem ser feitas até as 16h do dia 19 de julho. Para participar da seleção é necessário ser brasileiro, ter no máximo 26 anos de idade (exceto integrantes da Polícia Militar), e ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. Os homens devem estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e ter no mínimo 1,60m de altura.

Já as mulheres devem ter altura mínima de 1,60m. No caso dos policiais militares, o candidato deve ter bom comportamento e não ter cometido, nos dois últimos anos, qualquer transgressão disciplinar considerada grave. Além disso, nenhum dos candidatos pode ter registro de antecedentes criminais ou respondido a processo administrativo, cujo fundamento possa incompatibilizá-lo com a função.

Para inscrever-se o candidato deverá acessar o site da Fundação Vunesp, ler atentamente o edital e preencher a ficha de inscrição, optando para realizar a Prova Escrita (Partes I e II), em um dos seguintes municípios: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo ou Sorocaba. Além disso, deve fazer opção pela língua estrangeira no ato do preenchimento na ficha de inscrição. Depois, deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de inscrição, de R$ 120, até as 16h do dia 19 de julho, em qualquer agência bancária.

O pagamento da taxa de inscrição poderá ser reduzido em 50% para estudantes regularmente matriculados em uma das séries do Ensino Médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação, e que tenha remuneração mensal inferior a dois salários mínimos, ou se estiver desempregado.

A redução deve ser solicitada a partir das 10h do dia 20 de junho até as 23h59 do dia 21 de junho, em um link próprio da página do concurso, no site da Fundação Vunesp. Os candidatos deverão preencher o requerimento, imprimir, assinar, anexar os documentos que comprovem sua situação e encaminhar, até 22 de junho de 2011, por Sedex ou Aviso de Recebimento, para a Fundação Vunesp, localizada na rua Dona Germaine Burchard, 515, Perdizes, CEP 05002-062 – São Paulo/SP. O resultado da solicitação será divulgado oficialmente no dia 07 de julho, no Diário Oficial do Estado e no site da Fundação Vunesp .

Serviço – Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos infocentros do Programa Acessa São Paulo. Informações complementares referentes à inscrição poderão ser obtidas no site da Fundação Vunesp ou das 8h às 20h, em dias úteis, pelo Disque- Vunesp, no telefone (11) 3874-6300.

Da Secretaria da Segurança Pública